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O que esperar do investimento da Amazon na Anthropic, rival do OpenAI?

O que esperar do investimento da Amazon na Anthropic, rival do OpenAI?

Com a parceria, a Anthropic passa a oferecer aos clientes da AWS acesso aos recursos de IA generativa, Claude

A Amazon e a Anthropic anunciaram o início de uma colaboração estratégica, com um investimento inicial de US$ 4 bilhões para avançar do desenvolvimento de modelos de inteligência artificial generativa. As marcas irão unir as tecnologias do setor e a experiência em IA para acelerar o desenvolvimento da futura base da Anthropic, com o objetivo de torná-los amplamente acessíveis aos clientes da AWS.

O que faz parte da colaboração e investimento entre Amazon e Anthropic?

Com o investimento na Anthropic, a Amazon passa a ter posição acionária na empresa. Enquanto isso, os chips AWS Trainium e Inferentia da Anthropic serão usados para construir modelos básicos, com benefícios de preço, desempenho, escala e segurança. Vale lembrar que a AWS se tornará o principal provedor de nuvem da Anthropic, onde serão executadas a maioria das cargas de trabalho.

Na parceria, a Anthropic tem a responsabilidade de oferecer aos clientes da AWS em todo o mundo o acesso aos futuros recursos de seus modelos básicos de IA tendo o Amazon Bedrock como intermediário. Enquanto isso, os desenvolvedores e engenheiros da Amazon poderão, com modelos da Anthropic e através da Amazon Bedrock, aperfeiçoar os recursos generativos de IA.

“Temos um enorme respeito pela equipe e pelos modelos básicos da Anthropic e acreditamos que podemos ajudar a melhorar muitas experiências dos clientes, a curto e longo prazo, por meio de nossa colaboração mais profunda”, comenta Andy Jassy, CEO da Amazon.

“Os clientes estão bastante entusiasmados com o Amazon Bedrock, o novo serviço gerenciado da AWS que permite às empresas usar vários modelos básicos para construir aplicativos generativos de IA, bem como com o AWS Trainium, o chip de treinamento de IA da AWS, e nossa colaboração com a Anthropic deve ajudar os clientes a obter ainda mais valor com esses dois recursos”, acrescenta.

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“Estamos entusiasmados em usar os chips Trainium da AWS para desenvolver futuros modelos de base. Desde que anunciamos nosso apoio ao Amazon Bedrock em abril, Claude viu uma adoção orgânica significativa por parte dos clientes da AWS. Ao expandir significativamente nossa parceria, podemos desbloquear novas possibilidades para organizações de todos os tamanhos, à medida que implantam os sistemas de IA seguros e de última geração da Anthropic, juntamente com a tecnologia de nuvem líder da AWS”, comemora Dario Amodei, cofundador e CEO da Anthropic.

Facilidade na aplicação da IA em diversos setores

A AWS é cliente da Anthropic desde 2021. De lá para cá, a nova parceira da Amazon cresceu rapidamente e se tornou uma das principais fornecedoras de modelos básicos do mundo e defensora da IA generativa. Além disso, seu modelo oferece desde a geração de conteúdo criativo ao raciocínio completo e instruções detalhadas. Com uma janela de contextos que tem 100 mil tokens, grandes quantidades de informações podem ser processadas com segurança em todos os setores.

O modelo “Claude 2”, da Anthropic, pontuou acima do 90° percentil no raciocínio quantitativo e qualitativo, bem como nos exames de leitura e redação GRE – Graduate Record Examination, uma das principais avaliações acadêmicas dos Estados Unidos. Os chatbots nos modelos Claude e Claude 2 se assemelham ao ChatGPT da OpenAI e ao Bard, do Google. Porém, são capazes de responder a demandas maiores, o que faz com que sejam ideais para análises maiores de documentos, como jurídicos ou comerciais.

O modelo já está sendo utilizado, com boas avaliações, por empresas de diversos segmentos. “Estamos desenvolvendo uma solução generativa de IA na AWS para ajudar os clientes a planejar viagens épicas e criar experiências transformadoras com itinerários de viagem personalizados”, diz Chris Whyde, vice-presidente sênior de Engenharia e Ciência de Dados da Lonely Planet. “Ao construir com Claude 2 no Amazon Bedrock, reduzimos os custos de geração de itinerários em quase 80% quando criamos rapidamente uma plataforma de IA segura e escalável que organiza o conteúdo de nossos livros em minutos para fornecer recomendações de viagem coesas e altamente precisas. Agora podemos reembalar e personalizar nosso conteúdo de várias maneiras em nossas plataformas digitais, com base na preferência do cliente, ao mesmo tempo em que destacamos vozes locais confiáveis – assim como a Lonely Planet tem feito há 50 anos”, pontua o executivo, em comunicado da Amazon.

Conheça o Mundo do CX

A estratégia da Amazon e Anthropic na corrida da IA

A união das empresas atingirá três camadas que envolvem a IA generativa. Na primeira, a AWS vai continuar a oferecer instâncias de computação da NVIDIA, assim como seus próprios chips de silício personalizados, o AWS Trainium para treinamento de IA e o AWS Inferentia para inferência de IA. No nível intermediário, o foco é oferecer aos clientes uma variedade de modelos de provedores líderes. Os clientes podem personalizar esses modelos, manter seus dados privados e seguros e integrá-los facilmente com o resto de suas cargas de trabalho na AWS, através do Amazon Bedrock. “Com o anúncio de hoje, os clientes terão acesso antecipado a recursos para personalizar modelos Anthropic, usando seus próprios dados proprietários para criar seus modelos privados e poderão utilizar recursos de ajuste fino por meio de um recurso de autoatendimento no Amazon Bedrock”, destaca o comunicado.

Finalmente, a AWS oferece aplicativos e serviços de IA generativa para clientes, como o Amazon CodeWhisperer, um assistente de codificação alimentado por IA, que recomenda trechos de código diretamente no editor de código, acelerando a produtividade dos desenvolvedores enquanto eles codificam.



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