O conceito de licenciamento é fundamental no mundo do entretenimento e do marketing. É a partir dele que uma empresa concede autorização de uso de suas propriedades intelectuais – personagens, marcas, histórias – em produtos variados. Exemplos nesse sentido não faltam, mas alguns dos casos mais marcantes envolvem a The Walt Disney Company, afinal, ela detém direitos autorais de muitos dos personagens mais amados da história do entretenimento.
Completando 100 anos em 2023, a Disney se consolidou não só como um estúdio de cinema, mas como uma experiência imersiva que ultrapassa as telas. A celebração do centenário da empresa é um marco que realça a importância da Disney na indústria do entretenimento e no conceito de experiência do cliente.
Não por acaso, ao longo do ano, a empresa embarcou em uma série de iniciativas de licenciamento através de sua divisão Consumer Products, Games and Publishing (CPGP). As ações visam não apenas comemorar este centenário, mas também reforçar a conexão emocional dos fãs com o universo Disney.
Mais de 1 mil itens temáticos Disney 100 foram criados e disponibilizados em principais lojas físicas e digitais, em parcerias com diversas marcas. Entre elas, estão O Boticário, Vivara e C&A. Os produtos que vão desde vestuário e acessórios até itens de decoração e beleza. Exemplo disso é a coleção comemorativa, feita a partir de uma parceria entre C&A e a marca Bruna Tavares: a comemoração traz uma vitrine interativa temática na loja da varejista no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. A experiência imersiva permite interagir com personagens como “Frozen” e “Encanto” e exemplifica a fusão do mundo físico e digital na criação de experiências memoráveis.
Presença para além do varejo de moda
Além disso, a área de CPGP da Disney tem conduzido outras ações comemorativas. Na SP-Arte 2023, o artista Vik Muniz apresentou a exposição “GIBI”, inspirada em Walt Disney. Esta colaboração artística destaca a influência cultural da Disney e sua capacidade de inspirar diferentes formas de expressão artística.
Na CASACOR SP 2023, a Casa Riachuelo apresentou a coleção Disney 100, trazendo produtos de cama, mesa, banho e decoração inspirados em personagens amados como Mickey Mouse e Rei Leão. Esta coleção é um exemplo de como os produtos licenciados podem invadir os espaços cotidianos dos consumidores, criando uma conexão emocional mais profunda.
Por fim, no evento The Town, a Riachuelo criou um espaço dedicado aos 100 anos da Disney, dividido em cinco áreas temáticas – Mickey, Clássicos, Star Wars, Marvel e Simpsons. Esta ação reforça como o universo Disney abrange diferentes gerações e gostos, criando um ponto de encontro para diversos fãs.
Mickey completa 100 anos
Em 2024, o primeiro Mickey Mouse, como apresentado no famoso curta de animação “Steamboat Willie” de 1928, entrará no domínio público. Isso significa que a imagem original deste icônico personagem, conforme criada e introduzida pela Disney nesse filme, não estará mais protegida pelos direitos autorais e poderá ser usada livremente por qualquer pessoa sem a necessidade de obter permissão ou pagar royalties à Disney. Ou seja, nesse caso específico, o licenciamento não será mais necessário.
As leis de direitos autorais protegem as obras por um período – geralmente o tempo de vida do autor mais um certo número de anos ou um período fixo para obras corporativas. Uma vez que este período expira, a obra entra no domínio público, tornando-se uma propriedade comum culturalmente acessível.
Celebração de Natal
Para o Natal, a empresa lançou a campanha “Disney100: Que Seus Desejos Se Realizem” – um exemplo de como a Disney integra suas narrativas em celebrações culturais, reforçando valores e fortalecendo a própria presença no imaginário popular. A campanha inclui iniciativas no varejo, redes sociais, um comercial exclusivo, além da contratação de influenciadores digitais e um plano de mídia paga.