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10 insights para o crescimento do Franchising

10 insights para o crescimento do Franchising

Estar em constante evolução e acompanhar o ritmo de mudanças são os grandes desafios das franquias

Estar em constante evolução, acompanhando o ritmo de mudanças do mercado e dos consumidores, é um dos grandes desafios das empresas que operam sobre o sistema de franquias. Compartilhamos dez aspectos relevantes para o aprimoramento contínuo do Franchising:

1. Competência na Gestão dos Negócios
É fundamental ampliar a competência de gestão da rede (e de cada unidade franqueada). Em um cenário de margens cada vez mais reduzidas e um ambiente de competição extrema, as redes precisam estar focadas e preparadas para essa gestão.

2. Suporte que Gera Valor
Com o crescimento das redes e cada uma delas em estágios distintos de evolução, há a necessidade de contar com visitas estruturadas às suas franquias com revisão dos processos e ferramentas da Consultoria de Campo & Negócios e modelos de suporte à distância.

3. Ciclo de Vida do Franqueado
A segmentação da rede e o tratamento aos franqueados de acordo com o seu momento de vida dentro da rede é uma das maneiras mais inteligentes para otimizar o suporte de maneira efetiva.

4. Uso de Tecnologia
Cada vez se torna fundamental que as redes tenham seus processos revistos e dimensionados com uso de tecnologias para acelerar os processos, garantir a qualidade das informações e dados, seja na captura na ponta ou na centralização das avaliações.

5. Agir como dono (empresário)
Uma das coisas mais interessantes do Franchising está em conhecer as histórias de seus empreendedores. Esse espírito da fundação do negócio deve estar presente na cultura da rede, seja na equipe da franqueadora, seja nos franqueados.

6. Cultura e Engajamento
Acreditamos que medir o nível de satisfação dos franqueados é importante, mas também iniciar a mensuração do grau de engajamento com as redes será um diferencial relevante. É importante conhecer as cinco esferas que formam essa Cadeia de Valor:
a. Franqueador – geralmente o fundador ou o principal executivo;
b. Equipe da Franqueadora ? Diretoria e Gerência, Suporte, Consultores de Campo & Negócios, etc;
c. Franqueado – empresário responsável pela franquia ou operador do negócio;
d. Equipe do Franqueado – gerente da unidade, equipe de atendimento e vendas, etc;
e. Consumidor – o mais importante de todo esse ecossistema que irá definir o sucesso de qualquer marca no mercado.

7. Fusões & Aquisições
É crescente a atenção dos fundos de investimentos na avaliação do sistema de Franchising. No Brasil há mais franqueadores que no mercado americano e bem menos franquias, cerca de um sétimo do total de lá. Alguns caminhos naturais são a fusão entre franqueadoras e a aquisição de marcas, modelos de negócios adequados e financeiramente sustentáveis no longo prazo, potencializando as sinergias de negócios entre as marcas.

8. Multifranqueado
Tem se tornado frequente as redes que aceitam (e incentivam) os franqueados multiunidades, também chamados de Superfranqueados ou Multifranqueados, que operam diversas unidades, da mesma marca ou de marcas distintas e possuem um excelente perfil de gestão de negócios.

9. Novos Formatos de Expansão
Num país continental com mais de 5.500 municípios, as redes precisarão revisar os seus modelos de negócios e elaborar novos formatos que permitam ampliar sua capilaridade e assim melhorar o acesso ao mercado. A interiorização é uma forma de se conquistar mais mercado de maneira sustentável.

10. Programas de Excelência
Ambientes que possuem clareza de métricas e que geram recompensas para quem produz resultados consistentes e está alinhado às diretrizes trazem mais engajamento e confiança. O programa de excelência é uma das ferramentas mais modernas e efetivas.

Esperamos que esses insights e tendências possam contribuir com uma profunda reflexão sobre o modelo de negócios e traga inspiração para colocar em prática várias melhorias no negócio do Franchising.

* Adir Ribeiro é Presidente e Fundador da Praxis Business

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