/
/
10 formas de vencer a Amazon

10 formas de vencer a Amazon

Painel BTR NOVAREJO no Harvard Club mostra como é possível bater a maior varejista on-line do mundo

A Amazon é de longe a maior varejista on-line do mundo e caminha a passos largos para, até o final da década, ser a maior varejista do planeta, ultrapassando o Walmart. Com sua presença em múltiplos setores e um foco obsessivo em operar com margens pequenas e grande giro, a empresa é uma ameaça a players on-line e off-line em todo o mundo.

Ainda assim, a empresa não é invencível. ?Companhias que têm um DNA de inovação ou que oferecem um serviço melhor que o da Amazon encontram espaço para prosperar mesmo com a pressão exercida pela empresa de Jeff Bezos?, comenta Scot Wingo, CEO da Channel Advisors e um dos maiores especialistas em Amazon do mundo.

O consultor realizou uma palestra para a delegação BTR NOVAREJO durante o Harvard Day do grupo, no Harvard Day em Nova York, e mostrou que existem alternativas.

?A Zappos oferece um atendimento melhor que o da Amazon, por exemplo, ao oferecer possibilidade de devolução dos calçados quando for conveniente para o cliente. Já a Diapers.com criou um modelo de assinatura de fraldas que traz praticidade para os clientes e resolve um grande problema dessa fase de ?ser pai??, comenta.

Não coincidentemente, ambas as empresas foram adquiridas pela Amazon. Fanatics, Wayfair.com e Etsy são outros exemplos de empresas que têm conseguido bater a Amazon. Scot Wingo aponta 10 estratégias para vencer a gigante do e-commerce:


 Se você não pode batê-los, junte-se a eles


Se for inevitável, faça parte do marketplace da Amazon e aproveite a estrutura da empresa

 Tente ser mais que a Amazon


Missão espinhosa, mas possível. Conheça mais seus clientes, entregue melhor, ofereça qualidade superior

 Tenha marcas próprias


Marcas próprias são uma possibilidade de diferenciação. Então use a seu favor


 Aproveite as ondas de crescimento internacional


Aproveite os países onde o mercado é favorável. Busque oportunidades de expansão para impulsionar seus negócios


 Alavanque seus ativos e não faça com que eles se voltem contra você

Seus ativos devem ser usados enquanto te favorecem. Cuidado para não contar com tecnologias e equipamentos obsoletos

 Experimente nas redes sociais


Invista, teste, experimente modelos de negócios, formas de comunicação. Utilize o crowdsourcing e o crowdfunding para acelerar a inovação

 

 O que virá depois da entrega grátis em um dia?

Em um mundo no qual o prazo de entrega deixa de ser uma variável importante, as oportunidades estão na extrema agilidade e conveniência, de uma entrega em poucas horas, por exemplo. O que exigirá mudanças logísticas importantes

 

 Esteja no Google Shopping

Para competir com a Amazon, faz sentido estar no principal concorrente

 Avalie a possibilidade de ter uma loja no eBay


Novamente, a ideia é buscar alternativas para o domínio de mercado da Amazon

 Prepare-se para o mobile


Muito em breve, o celular responderá por 30% a 50% do fluxo de clientes. Esteja pronto para isso, investindo em apps e sites mobile que sejam relevantes

Confira tudo o que aconteceu nesta semana no NRF BIG SHOW 2015, em Nova York, no portal NOVAREJO e fique por dentro do maior evento de varejo do mundo!

Leia mais

Amazon, cuidado comigo!

Amazon inicia entrega em 1h em Nova York

Amazon bate recordes de venda no Natal

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]