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10 formas de vencer a Amazon

10 formas de vencer a Amazon

Painel BTR NOVAREJO no Harvard Club mostra como é possível bater a maior varejista on-line do mundo

A Amazon é de longe a maior varejista on-line do mundo e caminha a passos largos para, até o final da década, ser a maior varejista do planeta, ultrapassando o Walmart. Com sua presença em múltiplos setores e um foco obsessivo em operar com margens pequenas e grande giro, a empresa é uma ameaça a players on-line e off-line em todo o mundo.

Ainda assim, a empresa não é invencível. ?Companhias que têm um DNA de inovação ou que oferecem um serviço melhor que o da Amazon encontram espaço para prosperar mesmo com a pressão exercida pela empresa de Jeff Bezos?, comenta Scot Wingo, CEO da Channel Advisors e um dos maiores especialistas em Amazon do mundo.

O consultor realizou uma palestra para a delegação BTR NOVAREJO durante o Harvard Day do grupo, no Harvard Day em Nova York, e mostrou que existem alternativas.

?A Zappos oferece um atendimento melhor que o da Amazon, por exemplo, ao oferecer possibilidade de devolução dos calçados quando for conveniente para o cliente. Já a Diapers.com criou um modelo de assinatura de fraldas que traz praticidade para os clientes e resolve um grande problema dessa fase de ?ser pai??, comenta.

Não coincidentemente, ambas as empresas foram adquiridas pela Amazon. Fanatics, Wayfair.com e Etsy são outros exemplos de empresas que têm conseguido bater a Amazon. Scot Wingo aponta 10 estratégias para vencer a gigante do e-commerce:


 Se você não pode batê-los, junte-se a eles


Se for inevitável, faça parte do marketplace da Amazon e aproveite a estrutura da empresa

 Tente ser mais que a Amazon


Missão espinhosa, mas possível. Conheça mais seus clientes, entregue melhor, ofereça qualidade superior

 Tenha marcas próprias


Marcas próprias são uma possibilidade de diferenciação. Então use a seu favor


 Aproveite as ondas de crescimento internacional


Aproveite os países onde o mercado é favorável. Busque oportunidades de expansão para impulsionar seus negócios


 Alavanque seus ativos e não faça com que eles se voltem contra você

Seus ativos devem ser usados enquanto te favorecem. Cuidado para não contar com tecnologias e equipamentos obsoletos

 Experimente nas redes sociais


Invista, teste, experimente modelos de negócios, formas de comunicação. Utilize o crowdsourcing e o crowdfunding para acelerar a inovação

 

 O que virá depois da entrega grátis em um dia?

Em um mundo no qual o prazo de entrega deixa de ser uma variável importante, as oportunidades estão na extrema agilidade e conveniência, de uma entrega em poucas horas, por exemplo. O que exigirá mudanças logísticas importantes

 

 Esteja no Google Shopping

Para competir com a Amazon, faz sentido estar no principal concorrente

 Avalie a possibilidade de ter uma loja no eBay


Novamente, a ideia é buscar alternativas para o domínio de mercado da Amazon

 Prepare-se para o mobile


Muito em breve, o celular responderá por 30% a 50% do fluxo de clientes. Esteja pronto para isso, investindo em apps e sites mobile que sejam relevantes

Confira tudo o que aconteceu nesta semana no NRF BIG SHOW 2015, em Nova York, no portal NOVAREJO e fique por dentro do maior evento de varejo do mundo!

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SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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