A Amazon é de longe a maior varejista on-line do mundo e caminha a passos largos para, até o final da década, ser a maior varejista do planeta, ultrapassando o Walmart. Com sua presença em múltiplos setores e um foco obsessivo em operar com margens pequenas e grande giro, a empresa é uma ameaça a players on-line e off-line em todo o mundo.
Ainda assim, a empresa não é invencível. ?Companhias que têm um DNA de inovação ou que oferecem um serviço melhor que o da Amazon encontram espaço para prosperar mesmo com a pressão exercida pela empresa de Jeff Bezos?, comenta Scot Wingo, CEO da Channel Advisors e um dos maiores especialistas em Amazon do mundo.
O consultor realizou uma palestra para a delegação BTR NOVAREJO durante o Harvard Day do grupo, no Harvard Day em Nova York, e mostrou que existem alternativas.
?A Zappos oferece um atendimento melhor que o da Amazon, por exemplo, ao oferecer possibilidade de devolução dos calçados quando for conveniente para o cliente. Já a Diapers.com criou um modelo de assinatura de fraldas que traz praticidade para os clientes e resolve um grande problema dessa fase de ?ser pai??, comenta.
Não coincidentemente, ambas as empresas foram adquiridas pela Amazon. Fanatics, Wayfair.com e Etsy são outros exemplos de empresas que têm conseguido bater a Amazon. Scot Wingo aponta 10 estratégias para vencer a gigante do e-commerce:
Se você não pode batê-los, junte-se a eles
Se for inevitável, faça parte do marketplace da Amazon e aproveite a estrutura da empresa
Tente ser mais que a Amazon
Missão espinhosa, mas possível. Conheça mais seus clientes, entregue melhor, ofereça qualidade superior
Tenha marcas próprias
Marcas próprias são uma possibilidade de diferenciação. Então use a seu favor
Aproveite as ondas de crescimento internacional
Aproveite os países onde o mercado é favorável. Busque oportunidades de expansão para impulsionar seus negócios
Alavanque seus ativos e não faça com que eles se voltem contra você
Seus ativos devem ser usados enquanto te favorecem. Cuidado para não contar com tecnologias e equipamentos obsoletos
Experimente nas redes sociais
Invista, teste, experimente modelos de negócios, formas de comunicação. Utilize o crowdsourcing e o crowdfunding para acelerar a inovação
O que virá depois da entrega grátis em um dia?
Em um mundo no qual o prazo de entrega deixa de ser uma variável importante, as oportunidades estão na extrema agilidade e conveniência, de uma entrega em poucas horas, por exemplo. O que exigirá mudanças logísticas importantes
Esteja no Google Shopping
Para competir com a Amazon, faz sentido estar no principal concorrente
Avalie a possibilidade de ter uma loja no eBay
Novamente, a ideia é buscar alternativas para o domínio de mercado da Amazon
Prepare-se para o mobile
Muito em breve, o celular responderá por 30% a 50% do fluxo de clientes. Esteja pronto para isso, investindo em apps e sites mobile que sejam relevantes
Confira tudo o que aconteceu nesta semana no NRF BIG SHOW 2015, em Nova York, no portal NOVAREJO e fique por dentro do maior evento de varejo do mundo!
Leia mais
Amazon, cuidado comigo!