A Whirpool fechou o ano de 2023 com cerca de US$ 19 bilhões em vendas anuais, além de uma força de trabalho de 59 mil colaboradores e 55 centros de pesquisa de tecnologia e fabricação em todo o país. Agora, a dona de relevantes marcas de eletrodomésticos como KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Bauknecht e JennAir, acaba de anunciar um investimento de mais de R$ 500 milhões em duas de suas unidades fabris.
Com o objetivo de expandir e modernizar os parques fabris, o valor investido também terá como objetivo o desenvolvimento do setor e de suas comunidades. O investimento é resultado de uma parceria com o município de Rio Claro, no Estado de São Paulo, e com o governo de Santa Catarina, uma vez que a segunda cidade que receberá a aplicação é localizada em Joinville.
“Com esse investimento, daremos continuidade ao desenvolvimento produtivo da empresa, investindo cada vez mais em inovação, agilidade e flexibilidade, focando nas necessidades dos consumidores e em soluções que facilitem a vida dos brasileiros em casa, com impactos não apenas econômicos, mas também sociais”, afirma Gustavo Ambar, gerente geral da Whirlpool Brasil e vice-presidente para a América Latina da companhia. “É um momento importante não só para as nossas duas Unidades, mas para todo o negócio no Brasil”.
Expansão e modernização
A Whirlpool investirá em duas unidades de parques fabris no Brasil: uma em Rio Claro, interior de São Paulo, e em Joinville. A primeira conta com uma estrutura de cerca de 180 mil quilômetros quadrados. É lá onde a empresa produz eletrodomésticos como lavadoras, fogões, fornos e cooktops – fogões elétricos. Nesta unidade, o investimento será no total de R$ 200 milhões.
Já a fábrica de Joinville, no estado de Santa Catarina, é responsável pela produção de refrigeradores, freezers, secadoras de roupas e purificadoras de água. Na unidade, o investimento a ser aplicado é no valor de R$ 350 milhões. Segundo a empresa, o investimento tem o objetivo de contribuir com a expansão e a modernização das fábricas, com foco na flexibilidade e agilidade do processo produtivo. Além disso, parte do valor será direcionado para inovação, pesquisa e capacitação de colaboradores.
A Whirpool fechou o ano de 2023 com um lucro líquido de US$ 491 milhões no quarto trimestre, revertendo o prejuízo de US$ 1,6 bilhão no mesmo período de 2022. No quarto trimestre, as vendas foram de US$ 5,09 bilhões.