O varejo de material de construção cresceu 6% em março, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo dados da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção). Frente a fevereiro, o aumento foi ainda maior, de 12%. Considerando os três primeiros meses do ano, o índice é 4,6% superior ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a pesquisa, o aumento ocorreu em lojas de todos os portes, principalmente nas médias e grandes, e veio após queda de 2% verificada em fevereiro. ?Essa reação do comércio já era esperada nesta época do ano, com a retomada das atividades letivas e já tendo passado a obrigatoriedade de alguns pagamentos que impactam no bolso do consumidor no início do ano?, explicou, em nota, o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.
Considerando os segmentos pesquisados, o de louças sanitárias foi o que mais cresceu (6%), seguido de revestimentos cerâmicos (3%), portas e janelas de alumínio (3%), tintas (2%) e metais sanitários (1%).
Na análise por regiões, 32% dos lojistas da região Sul apresentaram crescimento, seguidos pela região Norte, Centro-Oeste e Nordeste (com 31% cada) e pela região Sudeste (25%).
Com esses resultados, a associação mantém a expectativa de crescimento de 6% em 2015 – uma mostra que o setor não deve ser tão impactado pela queda do ritmo de consumo. ?Ao contrário do que muita gente pensa, o Brasil é construído pela autoconstrução. Quase 80% das obras no nosso País são geridas pelo consumidor pessoa física. É ele quem vai até uma das 148 mil lojas do nosso setor comprar nossos produtos e gerenciar a sua reforma ou a sua construção?, ressaltou Conz.
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