Tradicionalmente, final de ano é tempo de bons resultados de vendas para o varejo. Dezembro de 2014 também foi um mês para colher ganhos em outros campos. É que 24 varejistas tiveram suas práticas de gestão de pessoas reconhecidas em uma iniciativa inédita no mundo: o Prêmio Melhores Empresas para se Trabalhar GPTW NOVAREJO, fruto de uma parceria entre o Great Place To Work (GPTW) e a revista NOVAREJO. Em uma cerimônia em São Paulo, executivos de redes de diversos Estados do País se reuniram para celebrar as melhores práticas em gestão de pessoas no setor.
?Nós, ao contrário do pensamento corrente, podemos oferecer aos talentos que existem no mercado oportunidades de carreira, de crescimento, de desenvolvimento e de inovação?, afirmou, na abertura do evento, Jacques Meir, diretor de conhecimento e plataformas de conteúdo do Grupo Padrão, que edita NOVAREJO. Disseminar as práticas do setor é, para Ruy Shiozawa, presidente do GPTW, passo importante para tornar regra o que ainda é exceção. ?Nosso objetivo, mais do que dar um prêmio, é ajudar as empresas a melhorar o ambiente de trabalho?, avaliou, durante a apresentação dos números colhidos pela pesquisa. Ele explicou que as companhias listadas não têm apenas em comum a preocupação sincera com as pessoas, como também garantem melhores resultados e mais rentabilidade. Segundo Shiozawa, o faturamento das redes premiadas alcançou R$ 42 bilhões em 2013, com crescimento de 14,6%, bem acima do desempenho do varejo nacional, que cresceu 4,3% no mesmo período.
A voz dos vencedores
Para os premiados, receber o GPTW NOVAREJO foi o reconhecimento de anos de trabalho. É o caso de Viviane Thomaz, gerente de pessoas da Gazin, rede em primeiro lugar no ranking. Sem largar por um minuto o troféu das mãos, a executiva afirmou que o reconhecimento só faz a rede focar ainda mais em pessoas. ?Vamos continuar investindo e desenvolvendo diferenciais na nossa empresa para que as pessoas queiram ficar conosco?, disse. ?O prêmio é uma forma de provar que é possível fazer negócios e valorizar as pessoas?, avaliou.
Telma Rodrigues, diretora de gestão de pessoas do Magazine Luiza, rede classificada em segundo lugar, também enxergou na celebração uma forma de levar o tema para níveis mais altos. ?Há 57 anos o Magazine Luiza trabalha para colocar as pessoas em primeiro lugar e a gente fica muito feliz com esse reconhecimento?, disse a executiva. O McDonald?s garantiu a terceira posição na lista graças aos esforços em garantir o crescimento dos funcionários. ?Se você não cuidar do seu cliente interno,você não chega até onde a empresa chegou?, avalia Wander Ligado, diretor regional do McDonald?s Brasil, que reforça a missão da rede em desenvolver pessoas. Com 30 anos de casa, o executivo é um dos muitos frutos dessas práticas.
A Losango, em quarto lugar no ranking, na pessoa de Sandra Concenço, gerente de RH, também vibrou com a premiação. Para ela, o troféu mostra que a rede está na direção certa em termos de gestão. ?A primeira coisa é ter as pessoas no centro de tudo, o que gera um ambiente de muita confiança e a criação de propósito. É assim que os resultados aparecem: primeiro pensamos nas pessoas?, avaliou. Resultado mesmo quem viu foi Ronald Heinrichs, presidente do e-commerce Meu Móvel de Madeira, que conquistou o quinto lugar. ?É uma satisfação imensa estar no meio de grandes empresas. É um orgulho para nosso time saber que ele é parte de um dos melhores do País. Isso estimula a empresa a evoluir ainda mais?, afirmou.
Também entre os Top 10 está a rede Mercadinhos São Luiz. ?A gente cuida das pessoas nos mínimos detalhes?, afirmou Ana Paula Bernardo da Rocha, gerente de RH da varejista. Para ela, encarar a gestão de pessoas como área estratégica, alinhada aos objetivos do negócio, é o que levou a empresa a ser reconhecida pelas práticas que tem. ?As pessoas têm orgulho de trabalhar aqui e um senso de pertencimento muito apurado?, disse. O material que as empresas recebem do GPTW, com todas as análises e números, será uma das bases para o planejamento estratégico deste ano da companhia.
Gigi Cavalieri, uma das sócias da Ale Combustíveis, também celebrou o fato de estar entre as dez do setor com as melhores práticas de gestão de pessoas. ?É uma maneira diferente de enxergar o negócio diferente?, avaliou a acionista. ?Acreditamos que pessoas felizes e satisfeitas levam isso para o atendimento na ponta?, observou.
Para essas e as outras empresas premiadas, o GPTW NOVAREJO foi um reconhecimento de um trabalho que está em constante renovação. ?Melhorar o ambiente de trabalho é bom para as pessoas e para as empresas, porque dá melhores resultados?, avalia Shiozawa. ?As empresas que estão aqui já entenderam que investir em pessoas é uma estratégia de negócios?, conclui.
MAGAZINE LUIZA
Telma Rodrigues (ao centro) ganha troféu pelo 2º lugar ao lado de Shiozawa (à esq.) e Jacques Meir
MCDONALD´S
Pelo 3º lugar, Wander Ligado (ao centro) recebe troféu das mãos de Shiozawa (à esq.) e Jacques Meir
LOSANGO
Sandra Concenço (ao centro) vibra ao receber prêmio pelo 4º lugar ao lado de Shiozawa (à esq.) e Jacques Meir
MEU MÓVEL DE MADEIRA
Ronald Heinrichs (ao centro) é reconhecido em 5º lugar ao lado de Shiozawa (à esq.) e Jacques Meir
O ranking
Veja quem está na lista da primeira edição do Prêmio GPTW NOVAREJO
1. Gazin
2. Magazine Luiza
3. McDonald?s
4. Losango
5. Meu Móvel de Madeira
6. Todimo
7. Ale Combustíveis
8. Mercadinhos São Luiz
9. Dudalina
10. Leroy Merlin
11. Acal
12. Newland Veículos
13. Farmácia Pague Menos
14. Shopping Recife
15. Lojas MM
16. Zema
17. Bebê Store
18. Rede Angeloni
19. Lojas Avenida
20. Hotel Urbano
21. Normatel Home Center
22. Editora Vozes
23. Lojas Riachuelo
24. Comercial Zaffari
Desenvolvido exclusivamente
para o evento pela equipe de criação do Grupo Padrão, que edita NOVAREJO, o troféu GPTW NOVAREJO simboliza a união de três peças importantes para o fortalecimento das práticas de gestão de pessoas:
1. As melhores práticas do setor difundidas pela revista NOVAREJO.
2. Os valores disseminados pelo GPTW. 3. As empresas varejistas que investem e encaram as pessoas como centros
das estratégias.
Tem mais em 2015
As inscrições para o Prêmio Melhores Empresas para se Trabalhar GPTW NOVAREJO 2015 já estão abertas no site do Great Place To Work. As varejistas que quiserem participar devem responder à pesquisa on-line e entregar o culture audit até 30 de junho. Aqueles que quiserem responder à pesquisa via papel, devem fazê-lo até 30 de maio.
22 empresas
são nacionais
Elas têm, em média,
42 anos
de mercado
R$ 42 bilhões
foi O faturamento em 2013 das 24 empresas finalistas
14,6%
foi o crescimento
delas em 2013 diante de 2012
4,3%
foi o crescimento do varejo nacional em 2013
89%
dos funcionários têm orgulho de contar a outras pessoas que trabalham nessas empresas
88%
afirmaram que seus trabalhos têm um sentido especial
87%
avaliaram que seus gestores são honestos e éticos na condução dos negócios
86%
confirmaram que é fácil se aproximar dos gestores e
falar com eles