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O empoderamento do cliente no app Meu Carrefour

O empoderamento do cliente no app Meu Carrefour

Nutri Escolha ajuda o consumidor a escolher produtos mais equilibrados nutricionalmente e mais baratos

É IRREFUTÁVEL QUE A PANDEMIA DE COVID-19 TRANSFORMOU hábitos e acelerou mudanças dentro das empresas e dos lares mundo afora. Isso já não é novidade para ninguém. Porém, há alguns aspectos desse impacto que, por acontecerem especialmente em âmbito privado, acabam não sendo observados sob a ótica coletiva. Um exemplo é a alimentação. Como ela foi alterada nesse período? Desde o acesso até a preocupação com a saúde, muitos fatores influenciaram as decisões dos consumidores nessa área. E quem manteve o dedo no pulso do consumidor percebeu esses movimentos.

De acordo com o NutriNet Brasil, o maior estudo sobre alimentação e saúde já realizado no Brasil, cresceu o consumo de frutas (de 78,3% para 81,8%), hortaliças (de 87,3% para 89,1%) e leguminosas (de 53,5% para 55,3%) desde o início da pandemia. O comportamento confirma uma tendência já apontada em 2018. Naquele ano, 71% dos brasileiros declararam preferência por produtos mais saudáveis, ainda que fosse necessário pagar mais caro por eles, segundo uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Apesar dessa preferência, ainda faltava ao brasileiro uma ferramenta que trouxesse informações nutricionais a respeito dos produtos, de maneira acessível e por meio de uma metodologia confiável. Foi nesse contexto que o Carrefour desenvolveu o Nutri Escolha, funcionalidade ao aplicativo Meu Carrefour, que ajuda o consumidor a fazer escolhas de produtos mais equilibrados nutricionalmente e ao mesmo tempo mais baratos.

“Essa funcionalidade corrobora com o Act for Food, um movimento global do Carrefour, que tem como princípio levar alimentação saudável, barata e de qualidade para todos e nos posicionar como líderes do movimento de transição alimentar no Brasil e no mundo”, explica Luis Moreno, CEO do Carrefour Varejo.

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Metodologia e compreensão

O executivo explica que o Nutri Escolha utiliza a metodologia Nutri  Score, que é independente e foi criada pelo Ministério da Saúde da França em 2017. Amplamente utilizada no mundo, ela considera sete ingredientes e nutrientes no cálculo. Atualmente, na tabela nutricional encontrada no rótulo dos produtos existem apenas cinco nutrientes. Por isso, o Carrefour precisa de informações adicionais que são solicitadas aos fornecedores: açúcar total e FLVNO (frutas, legumes, verduras, castanhas diversas e óleos – de oliva, canola e nozes).

“O Nutri Escolha é uma ferramenta de transparência e simplificação de informações para que o consumidor possa tomar decisões mais conscientes e fazer escolhas mais inteligentes”, sustenta o CEO do Carrefour Varejo. Essa novidade está em linha com algo que a empresa acredita, como afirma Moreno: “empoderar o consumidor de forma simples e intuitiva é o primeiro passo para uma transição alimentar mais efetiva e que caiba no bolso do consumidor ao sugerir alternativas mais baratas”.

Recurso acessível

Um dos pontos mais altos do Nutri Escolha é que ele é gratuito. Mesmo sem nunca ter comprado pelo e‑commerce da empresa, é possível utilizar a funcionalidade simplesmente ao baixar o app Meu Carrefour. Inclusive, não é preciso ser cliente para buscar ou escanear produtos individuais.

Porém, caso informe seu CPF durante as compras, o consumidor terá acesso também à lista de sugestões Nutri Escolha. A partir desse recurso, é possível verificar o histórico de compras recentes (últimos 90 dias) e ver alternativas mais baratas e com igual ou melhor pontuação nutricional. Além disso, traz o percentual de desconto possível no valor total da lista completa, dando ao consumidor o poder de decidir quanto economizar.

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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