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O mundo converge para a Big Apple

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Nesta semana embarcamos para Nova York, rumo à 104ª edição da NRF Big Show, o principal evento de varejo do mundo. A convenção se transformou, nos últimos anos, praticamente em uma embaixada brasileira nos Estados Unidos: em 2014, cerca de 2.000 executivos formaram o maior grupo estrangeiro no evento. Parte desse contingente vai de forma independente, mas a maioria se organiza em delegações para aproveitar melhor o conteúdo. Como coorganizadores de um dos maiores grupos de executivos em Nova York, estaremos presentes mais uma vez, agora com aproximadamente 150 pessoas. A delegação BTR NOVAREJO combina o conhecimento da consultoria BTR ? Bridge to Results e a capacidade de geração de conteúdo e análises da revista NOVAREJO para prover uma experiência diferente a seus integrantes.Será assim, por exemplo, já no dia da chegada do grupo. Sexta-feira, 09/01, conheceremos os bastidores da Carlo?s Bakery, empresa tornada famosa pelo programa Cake Boss e um belo case de sucesso. Trata-se de uma operação familiar de quarta geração que, com apenas 8 lojas, tem alcance nacional. Com uma forte retaguarda tecnológica, rápido crescimento nos últimos anos e um negócio que tem como objetivo fazer as pessoas felizes, a empresa lida com questões muito presentes no mercado brasileiro: como crescer de forma estruturada? Como manter a união da equipe em um negócio em forte expansão? Como crescer e continuar sendo inovador?No sábado, dia 10, o pacote de visitas técnicas é intenso. Louis Vuitton, Porsche Design, MakerBot, Duane Reade, CVS, Walgreens, Trader Joe?s, Whole Foods, Food Emporium. Operações globais, redes nacionais, empresas regionais. Segmentos bastante distintos de mercado. Da revolução da impressão 3D às inovações em alimentação saudável, da oferta de serviços à diferenciação em produtos de marca própria, a gama de assuntos tratados será imensa.E tudo isso antes mesmo de começar o NRF Big Show propriamente dito.Domingo, segunda e terça-feira serão dias de congresso. Palestras, imersão em tendências e troca de informações com pessoas de todo o mundo. Uma grade cheia de temas interessantes e duas palestras brasileiras, ambas na segunda-feira, dia 12. No período da manhã, o consultor Alberto Serrentino (Varese Retail) mediará um bate-papo com Marcio Kumruian, CEO da Netshoes, e Paulo Correa, VP de Marketing da C&A, sobre a criação de marcas aspiracionais em mercados emergentes. Logo após o almoço, Cecilia Gurgel, diretora de marketing do GPA, e Adriano Araújo, gerente nacional da dunnhumby, mostrarão o case da bandeira Extra na fidelização de consumidores.Segunda à tarde a programação exclusiva BTR NOVAREJO também terá visitas técnicas. West Gotham Market, Chelsea Market, Eataly, Under Armour, PayPal. Da gourmetização dos alimentos à interação omnicanal com os consumidores, passando pelo estilo de vida saudável. Temas quentes nas discussões estratégicas do varejo, apresentados por quem já faz o futuro acontecer.Depois das palestras de terça-feira, a quarta-feira conta com mais um evento exclusivo. O Harvard Day leva a delegação BTR NOVAREJO para o Harvard Club NY, a casa da Universidade de Harvard na Big Apple. Os professores Rajiv Lal e Aldo Musacchio estarão conosco para discutir tendências. O consultor Scot Wingo falará sobre o impacto da Amazon no varejo brasileiro e mundial. Mark Payne, da Fahrenheit 212, instigará o pensamento inovador e mostrará como criar uma cultura voltada ao novo. E, para fechar, um grande debate com as principais lideranças do varejo brasileiro.Uma programação intensa, apimentada com os insights que a redação da revista NOVAREJO levará para a delegação e temperada com eventos de relacionamento nesta semana de interação e integração. Um evento para marcar história.Os integrantes da delegação receberão diariamente em seus tablets e celulares as principais novidades e análises. Quem estiver no Brasil poderá acompanhar a cobertura do evento aqui pelo site. Mais ainda: já nos dias 21 e 22/01, em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, apresentaremos as principais conclusões e insights do evento. Nas semanas seguintes, eventos em Campinas, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia, entre outras cidades, levarão conhecimento e reforçarão a missão do Grupo Padrão, por meio da plataforma NOVAREJO, de contribuir para o desenvolvimento do mercado nacional.E, aqui, missão dada é missão cumprida. *Renato Müller é editor da plataforma NOVAREJO

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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