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Grupo Med.IQ desenvolve IA generativa para profissionais de saúde

Segundo a 27ª Pesquisa Anual Global de CEO da PWC, nos próximos três anos, os CEOs do setor de saúde enfrentarão uma crescente pressão por adaptações em seus modelos de negócios. Comparado aos últimos cinco anos, líderes tanto no Brasil quanto no mundo preveem que uma série de alterações, incluindo aquelas relacionadas à tecnologia, regulação, concorrência e preferências dos consumidores, terão um impacto significativamente maior na maneira como criam, entregam e capturam valor.

De acordo com dados, a adoção da Inteligência Artificial (IA) generativa no setor de saúde no Brasil atingiu 29%, enquanto a adaptação da estratégia tecnológica para lidar com a inovação representa 32% — números que superam as médias globais do setor. Não há como negar a importância da tecnologia e da inovação para impulsionar avanços no campo da saúde. No entanto, um dos principais desafios enfrentados pelos profissionais de saúde é a lacuna entre a teoria e a prática clínica.

Em meio às mudanças e desafios enfrentados pelo setor de saúde, surge a Med.IQ, pioneira na América Latina na área de healthtech knowledge (startup ligada ao conhecimento por meio dos melhores recursos tecnológicos, representando a fusão das marcas MDHealth, Oncologia Brasil, Hemomeeting, Galen Academy, NetMD e BCRI (Brazilian Clinical Research Institute) e maior centro acadêmico de pesquisa de impacto científico do Brasil. O Prof. Dr. Renato Delascio Lopes, da Divisão de Cardiologia da Duke University (Durham, Carolina do Norte, EUA) e Thomas Almeida, empresário da área da educação médica se uniram a outros executivos com o propósito de transformar o mercado de saúde.

Mais acesso a conteúdos

A Consumidor Moderno visitou à sede da empresa, em São Paulo–SP, e conversou sobre a adoção do conhecimento médico frente ao impulsionamento da Inteligência Artificial (IA) com Juliana Caligiuri, CEO da Med.IQ. A executiva possui mais de 25 anos de carreira, sendo nos últimos oito anos no mercado de saúde. Além disso, foi diretora da Beneficência Portuguesa de São Paulo, SulAmérica e sócia da consultoria McKinsey & Company. Hoje à frente do negócio, Caligiuri quer tornar o conteúdo de saúde mais compreensível e de fácil acesso aos médicos e profissionais do setor às mais recentes tecnologias e protocolos.

Juliana Caligiuri, CEO da Med.IQ
Foto: Divulgação.

“Entendemos que médicos têm uma necessidade significativa de atualização”, explica. “Esta é uma de suas preocupações, pois precisam constantemente investir em conhecimento. No entanto, atualmente existem várias fontes, nem todas baseadas em evidências claras, o que dificulta distinguir o que é bom do que é ruim. Por exemplo, se você perguntar agora no ChatGPT qual é a cura para o câncer de mama, provavelmente haverá uma resposta. Pode ser que respondam que não há cura, mas mesmo assim oferecerá algo. Como podemos saber se essa informação é realmente relevante, se é a referência para a conduta adequada? Por isso, decidimos unir pesquisa à nossa tecnologia, pois é ela que traz a evidência científica”.

Os avanços da Inteligência Artificial na área da saúde têm sido uma fonte de promessa e desafio. Enquanto a IA generativa está ganhando destaque em diversos setores, sua aplicação na área médica tem sido limitada devido à necessidade de confiabilidade e precisão. No entanto, a Med.IQ desenvolveu uma IA generativa adaptada especificamente para atender às demandas da área médica. Uma das principais barreiras enfrentadas foi a necessidade de garantir que a IA fornecesse informações precisas e confiáveis, especialmente quando se trata de diagnósticos e tratamentos.

“A ferramenta de IA que desenvolvemos foi pensada para receber atualizações constante. É importante ressaltar que nossa própria IA disponibilizada para auxílio do conhecimento médico e profissionais da área da saúde não busca conteúdo de forma aberta e sim só o conteúdo curado da plataforma. Então ela tem a intenção de integrar todas essas soluções no único lugar e ser um fomentador das relações entre médicos e conhecimentos”, explica.

Além disso, a Med.IQ oferece uma série de ferramentas que facilitam a jornada médica, tornando-a mais fluida, simples e rápida. Essas ferramentas incluem recursos para reconhecimento de padrões, diagnósticos mais rápidos e precisos, e acesso simplificado a informações atualizadas sobre tratamentos e procedimentos médicos. “Muitas vezes a tecnologia é colocada num negócio sem um propósito claro, é preciso pensar sobre o que a tecnologia está habilitando, sem um propósito a tecnologia se perde”, completa.

Em 2023, a healthtech comemorou um expressivo crescimento de mais de 90%. Agora, voltando suas atenções para esse ano, a startup estabelece metas ambiciosas para manter esse ritmo ascendente. Esse desafio é impulsionado por duas razões principais, delineadas pela CEO. “Primeiro porque não somos uma empresa tão nova na junção das outras empresas, e segundo porque temos a tese de criar inovação e tecnologia para ampliar a nossa capacidade de alcance. Acreditamos que há um espaço de crescimento pela tecnologia, além do fato do Brasil ser um mercado com muito potencial”, finaliza.

CONAREC

O CONAREC 2024 será a maior edição já realizada do principal evento de Customer Experience do mundo. A conferência reunirá centenas de lideranças e profissionais para compartilhar experiências, desenhar jornadas com o mínimo de atritos, gerar networking, fechar novos negócios e muito mais!

Com a chegada da Inteligência Artificial generativa, que está revolucionando todos os setores, o desafio se torna ainda maior. Venha para uma imersão de conteúdo e ajude a construir o CX do futuro.

O CONAREC 2024 será realizado nos dias 10 e 11 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Confira as novidades e participantes confirmados no site: CONAREC 2024.

Bianca Alvarenga

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