O lucro líquido da Hering caiu 20,7% no segundo trimestre, segundo resultados divulgados a pouco pela companhia. Apesar da queda, a empresa de moda conseguiu fechar no positivo: foram R$ 58,7 milhões de lucro.
Com isso, o lucro dos primeiros seis meses do ano registrou retração de 27,7%, na comparação com 2014. São R$ 113,6 milhões.
O resultado impactou o Ebtida da companhia (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), que caiu 31,3% e alcançou os R$ 66,6 milhões no período.
Os números ruins são reflexo do recuo de 9,2% nas vendas brutas. Segundo a empresa, elas foram “afetadas pelo maior conservadorismo e aversão a risco dos canais, que tem buscado operar com menores níveis de estoque, face ao contínuo declínio do cenário macroeconômico e da intenção de compra”.
O canal multimarcas foi aquele que mais tem sentido a pressão e desde o final de 2014 tem apresentado desempenho inferior aos demais canais. Todas as marcas foram impactadas, principalmente PUC e Hering Kids. A DZARM. conseguiu bom desempenho da linha feminina.
As franquias, por sua vez, cresceram 0,5% no trimestre. E as vendas na internet evitaram números ainda piores, por ter conseguido aumento de 13% nas vendas.
Na rede Hering Store, que contempla as lojas próprias e franquias, as vendas cresceram 2,4%, mas considerando a mesma base houve retração de 1,7%. Para reverter os resultados, que já não eram bons nos últimos meses, a companhia tem reforçado a estratégia de ajustar estoque de coleções passadas para aumentar o giro das coleções atuais.
“A gestão de abastecimento, principalmente na rede Hering Store, continuará com grande foco nos próximos trimestres. Além das iniciativas na melhoria de gestão de estoque, em curso, outras evoluções em relação a recomendação de sortimento para as lojas bem como melhorias no visual merchandising estão sendo implementadas para o ciclo de fim de ano e devem ajudar a minimizar os impactos negativos do cenário macroeconômico e ajudar na retomada do crescimento”, disse a empresa em relatório.
O aumento das despesas também contribuiu para os resultados ruins: houve aumento de 3,4% nas despesas de vendas e de 2,3% nas despesas gerais, administrativas e remuneração dos administradores.
Apesar disso, a empresa conseguiu investir R$ 29,2 milhões: no CD de Goiás e em tecnologia. Nesse quesito, contudo, a implantação do sistema SAP foi adiada para 2016.
Ao todo, a companhia tem 826 lojas e atua com 18.259 varejistas multimarcas e 4 lojas virtuais. O varejo multimarcas representaram 47,7% das vendas no trimestre, ao passo que as franquias detiveram 37% das vendas. As lojas próprias responderam por 13,4% e as lojas virtuais por 1,9%.
No segundo trimestre, apenas uma loja foi aberta. Na rede Hering Store ocorreu abertura de 6 lojas, mas ocorreram 5 fechamentos no período. Na Hering Kids foram abertas 3 novas franquias e 2 foram encerradas, enquanto que na PUC, foram abertas 2 lojas e outras 3 deixaram de operar.
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