/
/
Identidade e privacidade: você sabe do que está falando?

Identidade e privacidade: você sabe do que está falando?

Jacques Meir, diretor-executivo de Conhecimento do Grupo Padrão, abriu o Seminário de Proteção de Dados com uma provocação sobre a percepção do consumidor

O Seminário de Proteção de Dados 2019 começou com uma referência que está em alta neste momento: o Coringa, filme que apresenta uma versão da trajetória de um dos vilões mais bem construídos da história. Jacques Meir, diretor-executivo de Conhecimento do Grupo Padrão, destacou um ponto de convergência entre a história e a privacidade: a questão da identidade.
“Há um dilema entre privacidade e identidade: as pessoas querem proteger o que são ou o que as cerca?”, questionou. Para ele, o ponto mais obscuro que nos cerca é: estamos substituindo quem somos por personas digitais? “No Instagram, todos vivem no melhor dos mundos”, exemplifica. Ao mesmo tempo, os algoritmos sabem e interpretam até mesmo o que o consumidor não disse, diante do volume de informações. Assim, ainda em termos de identidade, quanto o ser humano é influenciado por algoritmos?

privacidade
Jacques Meir, do Grupo Padrão

Do outro lado, está a questão da privacidade. “Quando falamos em proteção de dados, nós nos referimos a quais dados? A qual privacidade? O que as pessoas entendem como privacidade?”, perguntou. Nesse sentido, disse que a população na América Latina em geral entende que é válido ceder os dados, desde que haja um retorno a partir disso. Os consumidores manifestam esse aceite em relação aos cookies em gadgets; à localização, quando usa apps de mobilidade; à serviços de mídia. Porém, elas não percebem que liberam dados quando acessam serviços financeiros, por exemplo. É uma visão seletiva que comprova que a maior parte das pessoas ainda não entendem plenamente o que é privacidade.
O Seminário de Proteção de Dados, então, veio responder perguntas e elaborar algumas outras. É só o começo de um longo processo relacionado à gestão de dados e de privacidade.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]