Pesquisar
Close this search box.
/
/
Fim do receituário de papel: a transformação digital chegou ao setor de saúde

Fim do receituário de papel: a transformação digital chegou ao setor de saúde

Fenômeno da Revolução da Longevidade acontece simultaneamente com o que os pensadores têm chamado IV Revolução Industrial

Estamos preparados para viver até os 130 anos? Como as tecnologias poderão interferir na nossa longevidade e, principalmente, na nossa qualidade de vida? Para Alexandre Kalache, médico e pesquisador em saúde pública, o fenômeno da Revolução da Longevidade acontece simultaneamente com o que os pensadores têm chamado IV Revolução Industrial. “Esse momento é definido como mudança inexorável entre as várias tecnologias, elas vão se conectar e é neste contexto que o envelhecimento acontece”, explica. Em uma sociedade com todas as informações disponíveis, a prevenção deve ser a grande tônica dos cuidados com a saúde no processo de envelhecer.

Já Sri Prem Baba – líder espiritual com atuação global – diz que o ciclo do tempo será fortemente marcado pela busca por respostas em todos os aspectos da vida. O guru alertou que estamos diante de um desafio civilizatório onde precisamos transitar do medo para a confiança, de modo que o mundo dos negócios também deve seguir essa busca por um objetivo maior. “Todos os desafios do mundo têm peso do medo e ódio que nos habita. A resposta para isso é uma revolução de consciência. Estamos com o desafio de criar riqueza através do propósito, onde precisaremos usar a tecnologia para praticar o bem”, refletiu.

Em tempos onde pessoas com bons cargos e boas condições financeiras renunciam aos seus bens na busca por respostas, encontrar a felicidade no que faz parece ser o grande desafio nesse processo. Prem Baba explica que esse movimento deve se intensificar. “Estamos falando de uma revolução da consciência que já começou, já estamos nos questionando. Cada vez mais surgem pessoas buscando respostas sobre o que fazer com o tempo e como ganhar dinheiro dentro desses propósitos. Isso vai fazer com que você descubra seu lugar no mundo”, conclui.

Transformação digital na área da saúde

As consultas com papel e caneta estão com os dias contados. A transformação digital já começa a interferir diretamente sob vários aspectos da medicina contemporânea, inclusive usando Inteligência Artificial para diagnósticos não invasivos. A startup brasileira Braincare desenvolveu tecnologia para aferir pressão intracraniana de forma não invasiva. “Recentemente fechamos uma parceria com o Hospital Sírio Libanês”, explicou Plinio Targa, CEO da companhia.

“O hiato entre as revoluções está diminuindo e a velocidade de avanço tende a aumentar nessa área (da saúde). O tempo para que as patentes se tornem produtos passou de 20 para 2 anos”, diz o pesquisador sobre tendências nas áreas de negócios Guy Perelmuter.

O futuro da memória

A psicóloga Julia Shaw é especialista em memory hacking (ou haqueamento de memórias) e ganhou destaque pelo foco em memória e perícia criminal. Autora do best seller “A Ilusão da Memória”, Shaw fala sobre o futuro da memória e levantou aspectos multi-sensoriais na experiência de memórias inventadas. Em seu estudo principal sobre o tema, Shaw fazia perguntas sobre episódios que ocorreram na vida dos participantes com alguns elementos alterados, de modo que conseguiu convencer 70% dos participantes de que cometeram algum crime. “Todas as memórias interferem entre si e a combinação com falsas memórias é recorrente. Ao simplesmente imaginar o que não aconteceu de forma repetida, você cria essa rede e torna essa memória real”, argumenta.

Na perspectiva de manter a veracidade das memórias, Shaw criou a Spot, startup de ciência da memória e inteligência artificial. A companhia ajuda empresas a documentarem relatos de assédio no ambiente de trabalho.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]