Ben Bernanke é uma daquelas pessoas que terão seu devido valor reconhecido daqui a algumas décadas. À frente do Federal Reserve (o Banco Central americano) durante sete anos, foi o grande responsável por enfrentar a pior crise financeira global desde o crash de 1929. Assim, quando ele fala, todo mundo escuta.
Um dos keynote speakers do NRF Big Show, o maior evento de varejo do mundo, que acontece nesta semana em Nova York, Bernanke mostrou, em sua apresentação, bastidores do trabalho de evitar que o mercado americano degringolasse durante a crise e, principalmente, apresentou notas otimistas para o futuro.
?A saúde financeira do consumidor americano é a melhor desde 2006/2007?, afirmou. O que não significa que não existam problemas. Os bancos continuam receosos em oferecer crédito aos consumidores. ?Depois que eu saí do Fed, não consegui ainda refinanciar a hipoteca da minha casa?, disse Bernanke, gerando risos na plateia.
Para ele, a tendência é de tempos melhores, uma vez que a economia voltou aos níveis pré-crise. Mas o crescimento poderia ser ainda mais acelerado. ?Se o Congresso não estivesse brigando com a Casa Branca por conta do teto da dívida pública, o mercado estaria em uma posição ainda melhor. Não é mais hora de pregar austeridade a todo custo?, afirma.
Acompanhe a cobertura exclusiva da NRF 2015 no portal NOVAREJO e fique por dentro de tudo o que acontece no maior evento de varejo do mundo!
Leia mais