Nesta semana, a E-bit divulgou os resultados do e-commerce brasileiro e mostrou que o setor cresceu 24% no ano passado, frente a 2013. Uma novidade são as vendas via dispositivos móveis que já representam 9,7% do total das transações do setor. Uma das justificativas, segundo a E-bit, é que o brasileiro já enxerga valores como conveniência e a facilidade na compra online, não importa o dispositivo.
Pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) corrobora com os dados de mercado, pois mostrou que comodidade, preço baixo, economia de tempo, facilidade de comprar multimarcas e, muitas vezes, frete grátis são as grandes vantagens da compra online.
O NPS (índice que mede a satisfação e a fidelização dos clientes em compras online) das lojas virtuais – medido pela E-bit – alcançou um pico de 63% em 2014, mas finalizou o ano com índice de 57%, muito por conta dos já tradicionais atrasos de entrega no final do ano, período em que o e-commerce opera com alto número de pedidos e tem de adequar a demanda à (falta de) infraestrutura da operação e do próprio País.
Por outro lado, a pesquisa do SPC e da CNDL mostram um percentual maior, de 93% de satisfação. E são os fatores mencionados acima que ajudam na percepção em geral positiva.