Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, é uma referência no universo digital. Com uma trajetória de 13 anos nas redes sociais, ela conquistou milhões de seguidores com sua autenticidade e hoje é uma das personalidades mais admiradas por agências e anunciantes, conforme apontado pelo estudo Influence Marketing Scope de 2024. Sua história é marcada por sonhos ousados e passos firmes, que a transformaram em uma influenciadora requisitada e uma empresária de sucesso.
Nascida na comunidade da Maré, Rio de Janeiro, Bianca Andrade, apostou na Internet para mudar sua realidade e de sua família. Aos 16 anos, começou a compartilhar dicas de beleza nas redes sociais e chamava a atenção por usar um batom rosa que fazia sucesso entre as consumidoras. Sem dinheiro para comprar da marca internacional que estava em alta na época, Boca Rosa começou a dar dicas de produtos mais populares e acabou conquistando um público fiel e engajado.
Com o tempo, a jovem influenciadora transformou seu hobby em uma plataforma de negócios. Em 2018, ela deu um passo importante ao lançar sua linha de maquiagens, a Boca Rosa Beauty by Payot. O sucesso foi imediato, consolidando sua posição no mercado de beleza. No ano seguinte, expandiu seu império com a linha Boca Rosa Hair, em parceria com a Cadiveu, voltada para produtos capilares.
Embora o licenciamento da marca tenha sido um marco em sua carreira, o sonho de ser dona de sua própria empresa sempre esteve presente. A determinação de Bianca e sua habilidade em se conectar com seus seguidores foi essencial par isso acontecer.
“Ter uma marca de maquiagem sempre foi meu sonho e, quando eu comecei em 2018, já sabia que seria um caminho de muito aprendizado, mas também de muitos desafios. Nessa época, o maior deles era construir uma autoridade em um segmento tão movimentado e tão consumido no Brasil”, explica Bianca. “Maquiagem é uma paixão da mulher brasileira e eu sempre fiz questão de desenvolver produtos com muita qualidade para esse público”.
Errar, consertar e acertar
Em 2021, ela deu um passo ousado ao criar a Boca Rosa Company, que gerencia todos os negócios relacionados à sua imagem e projetos. A empresa expandiu ainda mais sua atuação com o lançamento de sua própria marca de beleza, a Boca Rosa, e um e-commerce exclusivo.
Para o lançamento da marca que aconteceu em junho deste ano, foram produzidos mais de 800 mil produtos, com uma estimativa de faturamento de R$ 30 milhões para os dois primeiros meses e uma projeção de R$ 120 milhões em vendas para o semestre. No entanto, nem tudo correu como planejado. O produto de estreia, o stick Cor, que funciona como blush, batom e sombra, enfrentou críticas devido à embalagem.
“Sempre soube que enfrentaria muitos desafios ao ter uma marca própria, e as críticas fazem parte disso. Repito para mim mesma que, como dona de uma marca jovem, não sei de tudo, mas tenho certeza de que o aprendizado é essencial para seguir em frente”, reflete Bianca. Ao receber feedbacks negativos, ela não hesitou em revisitar as decisões tomadas para garantir a melhor experiência ao cliente.
Em sua jornada como empreendedora independente, o consumidor está no centro de tudo. E quando algo sai dos trilhos, como aconteceu com o stick Cor, a única solução é ouvir o cliente e corrigir a rota. “Queremos que desfrutem do melhor que podemos oferecer, porque confiamos muito no produto que construímos,” conclui.
A trajetória de sucesso não foi isenta de desafios, para lidar com tudo isso, ela nos conta que enfrenta com muita transparência, humildade e sempre ouvindo as opiniões dos consumidores. “Acredito que essa seja a maior obrigação de uma marca, para que continue sempre melhorando”, pontua Bianca. “Aprender, errar, consertar e acertar faz parte da vida de todo mundo. Já tive muito medo, mas hoje entendo que toda dificuldade é uma oportunidade de aprender alguma coisa”.
Interação de consumo com as marcas
Hoje, além de influencer, palestrante, consultora e empresária de sucesso, Bianca também é uma consumidora exigente, e um dos principais desafios que enxerga, na interação com as marcas é a falta de autenticidade, como também “a transparência em relação aos produtos, seus ingredientes e processos de fabricação ainda é um grande desafio”, afirma.
Para Bianca, é essencial que as marcas se aproximem dos consumidores de maneira verdadeira. Ela acredita que mostrar os bastidores e ser transparente é importante para construir uma relação de confiança. “Quando começamos a desenvolver Boca Rosa como marca independente, fizemos uma série de conteúdos mostrando o processo interno de criação de uma marca”, explica.
Nesse sentido, a empresária sabe que ser autêntica e fiel ao público não é tarefa simples. Como influenciadora e criadora de conteúdo, ela tem um olhar aguçado sobre como selecionar parcerias. Para ela, é essencial que exista uma identificação real com a marca e que a colaboração traga crescimento mútuo. “Sempre considero a minha própria experiência com a marca e qual mensagem eu estaria transmitindo para a minha audiência para decidir com quais vincularia minha imagem”, destaca.
Influência, empreendedorismo e sonhos grandes
Questionada sobre seu maior objetivo como influenciadora e comunicadora, Bianca destaca a importância de criar um espaço seguro para suas seguidoras. “Meu maior objetivo é continuar trazendo discussões importantes e espaços de troca positivos, seguros para a minha audiência se sentir confortável para dividir experiências pessoais”, afirma. Com milhões de seguidores, Bianca vê suas plataformas como um espaço de escuta ativa e inspiração. “Aproveito a oportunidade de ter um grande canal de escuta nas redes sociais para inspirar e informar o meu público, criando um impacto positivo em suas vidas”
Com múltiplas funções – empresária, influenciadora, consultora e palestrante –, Bianca precisa encontrar equilíbrio entre seus diversos papéis. “Estou sempre procurando por esse equilíbrio, mas aprendi que nem sempre vou dar conta de tudo – e tudo bem”, comenta. Ela ressalta a importância de priorizar a saúde mental e de respeitar os próprios limites. Nos momentos em que não está trabalhando, Bianca valoriza o tempo com a família. “Gosto de curtir minha família, meus amigos e minha casa. Tento me desconectar das redes sociais e passar o máximo de tempo com meu filho”.
Como uma sonhadora nata, Bianca é movida por objetivos ambiciosos. “Meu maior sonho hoje é fazer com que a Boca Rosa seja uma marca que faça diferença na vida das pessoas, para que cada vez mais mulheres se sintam confiantes e seguras de seu potencial”, revela. Para ela, sonhar é o primeiro passo para realizar. “Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos. Quando temos um propósito bem definido, tudo na nossa caminhada passa a fazer sentido”.