Os ingredientes têm o poder não apenas de adicionar sabor, mas também de despertar memórias, evocar emoções e aprimorar a experiência do cliente. Quem nunca ao ter um contato olfativo desencadeou memórias e emoções criando uma conexão emocional com a comida ou ambiente? Um simples cheiro de manjericão fresco ou canela, por exemplo, pode transportar os clientes para lugares ou momentos importantes.
É de olho nessas conexões com os consumidores que empresas passaram a desenvolver aromas que despertem emoções. Um dos exemplos mais recentes é a BASF, que quer proporcionar aos consumidores uma experiência sensorial mais autêntica e, para isso, quer redefinir o mercado de aromas. Com base nas necessidades e feedbacks dos clientes, a companhia desenvolveu um novo produto natural para esse mercado.
“Com base em nossa tecnologia de fermentação de ponta, estamos constantemente expandindo nosso portfólio de aromas naturais além de nossos produtos cítricos bem estabelecidos para atender às demandas adicionais dos clientes e do mercado”., diz Giovanni D’Andola, Gerente de Lançamento de Sabores da BASF.
Além do portfólio de cítricos, a marca do negócio de Ingredientes Aromáticos da BASF quer inovar com novas possibilidades para os entusiastas de alimentos, bebidas e sabores ao propor ao mercado o Isobionics® Natural beta-Caryophyllene 80. O aroma foi desenvolvido para ter um odor herbáceo, levemente verde, de salsa, pimenta-preta, toranja e um pouco de sálvia. O sabor é amadeirado, de toranja, cítrico, manga e casca de pera.
A plataforma biotecnológica da companhia desempenha um papel importante no desenvolvimento de futuros ingredientes para proporcionar perfis de sabor excepcionais, orientados para as preferências dos consumidores, como destaca a vice-presidente de Ingredientes Aromáticos da BASF, Steffen Götz. “O Isobionics® Natural beta-Caryophyllene 80 reforça nossa inovação centrada nos clientes, atendendo às demandas por aromas naturais à base de fermentação. Nos orgulhamos de oferecer o ingrediente aromático inovador que prioriza a qualidade e a sustentabilidade na indústria de aromas”, diz Steffen Götz.
Marketing olfativo
Não é de hoje que o marketing olfativo se tornou importante para marcas. Pesquisadores da Universidade Estadual de Washington desvendaram um intrigante segredo sobre os aromas: “cheiros simples” têm um impacto tanto no comportamento de compra quanto no desempenho cognitivo. Contrariando a crença comum de que misturas complexas de aromas são mais atrativas, a pesquisa revelou que aromas como cítricos e pinho podem ser poderosos motivadores de compra, devido à sua capacidade de exigir menos processamento mental por parte do consumidor.
Para investigar esse fenômeno, os pesquisadores conduziram um estudo empregando dois tipos de aromas: um aroma simples de laranja e um aroma mais complexo de laranja-manjericão-chá-verde. Durante 18 dias, mais de 400 clientes foram observados em uma loja de decoração, enquanto o ambiente era permeado ora pelo aroma simples, ora pelo aroma complexo, ou então sem nenhum aroma.
Os resultados foram interessantes: os 100 consumidores que realizaram suas compras na presença do perfume simples gastaram, em média, 20% a mais do que aqueles que estavam expostos ao aroma mais complexo ou a nenhuma fragrância. Além disso, em uma série adicional de experimentos, os pesquisadores analisaram o desempenho de alunos de uma escola em resolver problemas de diversas disciplinas sob diferentes condições olfativas.
Descobriu-se que os alunos resolveram mais problemas em menos tempo quando expostos a um perfume simples, em comparação com as situações em que um perfume complexo ou nenhum perfume estava presente.
De fato, incorporar aromas simples, seja no ingredientes ou em ambientes de compra, tem se mostrado uma estratégica eficaz para influenciar positivamente o comportamento do consumidor.