Em um país com dimensões continentais, as diferenças culturais e de comportamento em cada região precisam ser consideradas pelas empresa
O Brasil é um País de dimensões continentais. Com seus 8.514.876 km², é um verdadeiro mosaico cultural e tem uma diversidade gigantesca.
Essas variações regionais marcantes não só identificam, mas também moldam hábitos de consumo e comportamentos de compra ao longo de todo o território.
Dos ritmos envolventes no Nordeste à herança europeia no Sul, cada região traz suas tradições, seus valores e suas preferências.
Para as empresas, entender essa riqueza cultural é um passo estratégico importante para buscar uma presença sólida no mercado brasileiro.
Mais do que uma visão superficial, é preciso mergulhar nas sutilezas e nos valores arraigados em cada localidade.
Segundo Hilaine Yaccoub, doutora (PhD) em Antropologia do Consumo, é preciso verificar se as estratégias estão segundo crenças locais.
Além disso, pensar nos sistemas de valores adotados por diferentes grupos em uma região.
“Podemos fazer vários tipos de corte para compreender as camadas diversas de consumidores. Corte de gênero, geracional, de preferência, de questões relacionadas à regionalidade, etc.”, explica.