Neste artigo quero abordar a evolução da digitalização da jornada do consumidor brasileiro nos últimos anos em função de novos hábitos adquiridos com a pandemia.
Atualmente são mais de 156 milhões de usuários que que passam 5,3 horas on-line por dia segundo estudo denominado Cenário Digital do Varejo 2023
No último censo divulgado pelo CETICbr cerca de 67 milhões de brasileiros compram on-line com penetração de 32% versus a população total estimada do último censo de 2022.
O varejo restrito brasileiro alcançou R$ 2,14 trilhões em 2022 representando cerca de 21,6% do PIB brasileiro de acordo com a SBVC .
Neste mesmo período o e-commerce atingiu cerca de R$ 262,7 bilhões com crescimento reduzido de 1,6% versus 2021 bem menor que os anos anteriores.
Isto significa que o varejo digital no país pode representar cerca de 12,2% das vendas totais
O Brasil tem potencial de crescimento do e-commerce, mas enfrenta barreiras como o acesso desigual à internet, o letramento digital e os desafios logísticos
Acesse o Portal Consumidor Moderno para ler o artigo inteiro