Terapia online funciona? Conheça benefícios e cuidados

No período que as novas regras de atendimento psicológico à distância entram em vigor, especialista debate prós e contras da terapia online.

A era da internet é hoje uma facilitadora da vida cotidiana. Com um simples clique podemos pagar contas, fazer compras, conversar com os amigos e ir ainda mais longe, por exemplo, fazer terapia.

Uma resolução do Conselho Federal de Psicologia, publicada em 2018, autoriza que os psicólogos façam consultas com os pacientes de forma virtual.

O atendimento online é vedado quando o Conselho entende que o  presencial e o apoio de uma equipe mais completa sejam indispensáveis, como em casos de violência, surtos e acidentes graves.

Nesses casos, o psicólogo online deve encaminhar o paciente a uma equipe completa e ao atendimento presencial, como explica a psicanalista e pesquisadora Cláudia Catão, especialista em práticas clínicas mediadas por tecnologia da USP.

“A gente não pode atender emergência online, pacientes com surtos, tentativas de suicídio, com instabilidade. Quanto maior a complexidade, menos online precisa ser”, ressalta.

Quer continuar a leitura? Então acesse nosso blog.