Poderíamos tomar 850 banhos com a mesma quantidade de água utilizada na produção de um único aparelho.
Com tantos atrativos, a indústria de smartphones cresce rapidamente e lança funcionalidades “essenciais” em uma enxurrada de novos aparelhos.
Mas eles não duram muito, pois a obsolescência é muito bem programada pelos fabricantes, como tantos celulares seriam vendidos se os aparelhos tivessem longa vida útil funcionando perfeitamente? Assim, após um certo período, os smartphones começam a apresentar defeitos diversos.
Se muitos são produzidos anualmente, todos eles deixam rastros no planeta, pois requerem matérias-primas extraídas de diversas partes da natureza e o processo de fabricação possui pegadas (ecológica ou ambiental, hídrica e de carbono) bem significativas.
Dentre os diversos recursos extraídos, destacam-se minerais como lítio, tântalo e cobalto, além de metais raros, como a platina, isso intensifica a pegada global em 18 m² de solo, 12.760 L de água e 16 kg de emissões de carbono.
Segundo a Sabesp, em um banho econômico de chuveiro elétrico, utilizamos aproximadamente 15 litros de água. Portanto, poderíamos tomar 850 banhos com a mesma quantidade de água utilizada na produção de um único smartphone.
Quer continuar a leitura? Então acesse o nosso blog.