Não é novidade que as relações de consumo foram impactadas pela internet e pela evolução tecnológica das mais diversas formas.
Ao olharmos para esse panorama, é interessante notar que seus movimentos, na mesma medida que estão conectados, guardam entre si uma aparente contradição.
O comércio digital, evolução do comércio eletrônico, está estruturado no conceito de venda de produtos e serviços sem intervenção ou com o mínimo de intervenção humana.
Já o marketing digital,se vale do alcance da internet para divulgar produtos e serviços e utiliza como ferramenta justamente a conexão, seja entre pessoas, entre negócios, ou entre ambos.
Nesse cenário, ao se avaliar a trajetória do cliente, não se pode considerar que o único foco relevante esteja na venda concretizada.
Afinal, cada consumidor tem potencial para ser um propagador de impressões positivas ou negativas sobre determinada marca, impulsionado pelo alcance da internet e das redes sociais.
Portanto, no pós-venda, repousa uma das mais importantes oportunidades de fidelização de clientes e redução de contingências
O SAC é, portanto, uma ferramenta estratégica de execução e administração do pós-venda e deve ser administrado como instrumento de fidelização de clientes.
As empresas devem enxergar o aprimoramento do pós-venda como um mecanismo poderoso de propaganda e de relacionamento efetivo com quem faz o seu negócio girar
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