Piloto automático? Brasil lidera automação de processos, mas enfrenta desafios

O estudo “OTRS Spotlight: IT Service Management 2023”, mostra que o mercado brasileiro tem uma considerável vantagem na automação de processos frente alguns países

Por aqui 52% das empresas já adquiriram as ferramentas necessárias e tem experiência em usá-las, em comparação com 28% de todos os outros mercados pesquisados pelo estudo.

O estudo destaca também a penetração da IA na automação de processos. No Brasil, dos 59% respondentes que já usam a automação de processos de negócios

No Brasil, o setor líder em puxar a automação é o atendimento ao cliente com 49%, seguido do RH com 44%, administração com 41% e marketing com 39%.

Contudo, de acordo com o estudo, os resultados chegaram, porém não corresponderam exatamente com o esperado.

os executivos brasileiros que responderam ao estudo, que ainda não investiram nessas ferramentas, exatos 50% alegaram falta de tempo para conhecê-las, por se tratar de um grande projeto.

Andreas Bender, vice-presidente de Consultoria do OTRS Group diz: “As empresas que se apegam aos seus processos manuais perderão competitividade no médio prazo’’

Como bem resume, Andreas Bender, do OTRS Group: “A automação só é bem-sucedida quando homem e máquina trabalham de mãos dadas.”

Confira a reportagem completa no Portal Consumidor Moderno