Advogado ensina os cuidados necessários para comprar produtos em lojas online de outros países.
Entre os principais problemas enfrentados por quem faz compras em sites internacionais estão a perda ou extravio dos produtos, as taxas cobradas sobre importação, questões relacionadas à confiabilidade do site, etc.
Vale ressaltar que é possível evitar a maior parte dos problemas quando o consumidor busca informar-se a respeito do site em que vai realizar a compra.
Mesmo sabendo que sites muito renomados costumam falhar pouco na entrega das compras, é importante pesquisar sobre problemas recentes de atendimento, principalmente no pós-venda, e procurar a opinião de outros compradores a respeito do produto.
O consumidor também deve verificar se o site informa dados essenciais, como endereço e telefone da loja, assim como o prazo de entrega justo. Bruno Boris também alerta que preços muito baixos podem indicar possíveis fraudes.
Além de ser importante conhecer a reputação do site, é preciso tomar cuidado com os dados pessoais que serão informados à loja online e as políticas de privacidade.
Quanto aos riscos de adquirir um produto em uma loja online, o advogado explica que o CDC brasileiro pode abranger compras internacionais.
No entanto, haverá sempre um risco ao consumidor se não houver algum representante do site no Brasil.
Já pensou sobre a experiência do consumidor? Então participe do Conarec, maior evento de CX da América Latina