Os benefícios da IA generativa para áreas de T.I.

Seis passos para que CIOs apliquem ferramentas de inteligência artificial em suas organizações e colham ganhos de produtividade.

A Inteligência Artificial generativa tem o potencial de gerar ganhos entre 30% e 50% na produtividade e no desenvolvimento de software das empresas.

Além disso, pode otimizar em 10% a eficiência de custos-base da área de TI (Tecnologia da Informação), e dois terços deles poderão ser afetados diretamente.

Em outras palavras, os novos modelos de linguagem têm o potencial de transformar a forma pela qual empresas são geridas hoje – e torná-las mais rápidas, mais baratas e mais eficientes.

Os dados de um estudo da Boston Consulting Group (BCG), recentemente divulgados, apontam uma série de benefícios para as organizações que decidirem incorporar a tecnologia.

Além de acelerar o desenvolvimento de softwares, a ferramenta também amplia o acesso a dados. Isso porque é capaz de compreender dados de diversas fontes e automatizar processos como estruturação e gestão de dados.

Algumas empresas já estão oferecendo suas soluções, como a Microsoft com seu GitHub Copilot, e a Amazon com o CodeWhisperer.