GDPR foi uma das primeiras legislações a trazer dois princípios que passaram a ser relevantes na produção de aplicativos e outros serviços digitais dentro do contexto de proteção de dados.
Trata-se do “Privacy by Design” e “Privacy by Default”, que permitem a adequada governança de dados.
A ideia de Privacy by Design é incorporar salvaguardas de privacidade e dados pessoais, em todos os projetos desenvolvidos.
Essa é inspiração para as empresas incorporarem a privacidade entre seus valores e de reforçar seu compromisso com a ética e transparência.
Privacy by default: Trata-se da ideia de que o produto ou serviço seja lançado e recebido pelo usuário com todas as salvaguardas que foram concebidas durante o seu desenvolvimento.
Ou seja, todas as medidas para proteger a privacidade foram idealizadas desde o início do desenvolvimento do projeto, atendendo o princípio do Privacy by Design.
A conclusão é que a proteção dos dados ocorre durante o processamento destes de forma simultânea e integrada ao processo tecnológico, tanto na criação para o primeiro, quanto do aperfeiçoamento para o segundo.
Veja o artigo completo no Portal Consumidor Moderno