O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro intimou o presidente da Unimed-Rio, Antonio Romeu Scofano Junior para explicar o descumprimento de duas decisões judiciais
As medidas obrigavam a seguradora a operar uma paciente com câncer em Niterói (RJ).
“A Unimed-Rio tem se recusado a cumprir a decisão proferida, o que gera para a agravante severos riscos, dado que se trata da realização de cirurgia para retirada de um tumor abdominal” afirmou o desembargador Alexandre Freitas Câmara
Entenda o caso: Uma mulher de Niterói, segurada da Unimed-Rio, foi diagnosticada com um tipo de câncer no abdômen em dezembro de 2022.
No dia 8 do mesmo mês, o médico da paciente solicitou uma cirurgia de emergência ao plano de saúde. Passados 21 dias, a seguradora ainda não havia dado uma resposta.
Após ser ignorada pela via administrativa, a paciente entrou na justiça com uma ação pedindo que a seguradora fosse obrigada a realizar o procedimento.
Em 7 de fevereiro, a primeira instância do TJRJ determinou que a operação fosse feita, ordem ignorada pela empresa.
Após os descumprimentos das decisões judiciais, o desembargador Alexandre Freitas Câmara recorreu à medida de convocar o presidente da seguradora para dar explicações.
“A decisão do desembargador foi excelente”, disse Mérces da Silva Nunes, especialista em direito médico e sócia do Silva Nunes Advogados.