Influenciadores digitais, consultores de investimentos ou #publi?

Estudos de possíveis regulamentações buscam dar mais transparência à relação dos influenciadores do mercado financeiro com marcas e investidores.

Chegou a vez dos influenciadores financeiros arriscarem, de forma literal, sua “pele” e sua “reputação” no jogo de dar informações e dicas sobre investimentos.

Pelo menos é o que pretende uma possível regulamentação debatida pelos órgãos competentes.

Em abril de 2023, a CVM publicou um estudo executado pela ASA que investigou o custo-benefício de estabelecer uma regulamentação para ampliar a transparência nas relações comerciais entre os Influencers e as empresas que fazem parte do mercado de valores mobiliários.

O estudo deixa claro que existe uma preocupação dos agentes reguladores com a falta de transparência dos vínculos comerciais que esses influenciadores digitais possuem.

Por vezes, uma baixa capacidade técnica para emitir opiniões sobre aplicação em produtos financeiros, colocando em risco o capital dos seguidores que aderem as suas recomendações.

Com isso, os órgãos competentes começam a traçar caminhos para ajustar a relação, nem sempre clara, entre as empresas do mercado de valores mobiliários e os criadores de conteúdo financeiro.