Conhece as diferenças entre os calendários solares, lunares e lunisolares?

No mundo, existem cerca de 40 calendários em uso, mas todos estão classificados nessas três categorias. Conheças cada uma delas.

Calendários Solares Aqueles que têm como base o movimento da Terra em torno do Sol (translação).

Nesse tipo de calendário os meses não têm conexão com o movimento da Lua. Um exemplo disso é o Calendário Cristão. Esse é o modelo que utilizamos no ocidente.

Ele surgiu graças às populações agrícolas e marca um dia a cada volta da Terra em torno de si própria (24 horas), e marca um ano a cada volta da Terra ao redor do Sol (365 dias).

Calendários Lunares Aqueles que têm como base o movimento da Lua. Nesse tipo de calendário não existe conexão com o movimento da Terra em torno do Sol. Um exemplo é o calendário Islâmico, que tem uma sequência de meses baseada nas fases da Lua.

O calendário lunar teve origem com os povos nômades. Segundo esse tipo de calendário, o dia começa no pôr-do-sol.

Durante o ano, são contadas 12 lunações, de 29 dias e 12 horas cada. No fim de um ano, temos 354 ou 355 dias. A diferença de 11 dias entre o calendário lunar e o solar é acertada com a inclusão de um mês extra no ano.

Calendários Lunisolares Aqueles que têm como base o movimento da Terra em torno do Sol e também o movimento da Lua em torno da Terra.

Nesse calendário, os anos estão relacionados com o movimento da Terra em torno do Sol, e os meses têm relação com o movimento da Lua em torno da Terra. Um exemplo é o calendário Hebreu.