As relações no trabalho estão evoluindo de forma exponencial nesses últimos anos, e os gestores precisam estar atentos para saber conduzir estas mudanças de forma assertiva e, consequentemente, produtiva.
Estamos na era da colaboração, e se o gestor não entender essa dinâmica, será muito difícil que os profissionais se sintam engajados e possam produzir e atender às expectativas da liderança.
Colaborar é vital, colaborar é se preocupar genuinamente com o outro e cooperar com os seus desafios.
No marketing 3.0, não temos mais diferença entre o pessoal e profissional. A evolução tecnológica torna os profissionais disponíveis o tempo todo. De certa forma, isso é muito bom, pois nos proporciona praticidade e mobilidade.
Por outro lado, além da dificuldade de nos desconectarmos, ficamos muito mais vulneráveis. Portanto, é fundamental que o gestor esteja sensível a isso e saiba lidar com o perfil profissional e o lado pessoal do colaborador.
A inteligência emocional é responsável por grande parte do nosso sucesso, e o gestor deve buscar o equilíbrio de suas emoções, sob pena de ?perder? a sua equipe.
A relação entre as diferentes gerações também é um aspecto que se não for bem trabalhado, será um ponto de muitos problemas. Se for bem administrado, fará a equipe ter um alto desempenho.
Vale frisar que a audácia e a maturidade juntas causam um bem enorme para a empresa. Não dar importância para esse aspecto ou entender que essa relação se resolve sozinha, se configura em um grande erro que, infelizmente, a maioria dos gestores incorre.