Franquias de alimentação enfrentam desafios, mas cenário é otimista

O segmento de franquias de alimentação faturou R$ 51,918 bilhões em 2022, 18% a mais do que no ano anterior, confirmando uma trajetória de recuperação.

O número de unidades cresceu 9%, ultrapassando 40 mil unidades, em linha com a retomada da expansão das franquias no geral registrada no ano passado.

Segundo a Pesquisa de Food Service 2023, 95% das redes possuem multifranqueados e 49% possuem sistema para programa de fidelidade.

A implantação de transformações digitais e do delivery contribuíram para o mercado registrar bons resultados nos últimos anos. Além disso, diferentes marcas investem em práticas para diminuição do impacto ambiental e inclusão social.

“[...] Foi possível observar que as redes investiram em estratégias e mudanças no menu para se adaptar ao perfil dos clientes. Com isso, 44% optaram tanto pela redução de itens no cardápio, quanto pela reorganização do menu para publicação online ou digital em diferentes plataformas [...].” - Tom Moreira Leite, presidente da ABF

Segundo a pesquisa, o tíquete médio é de R$ 53,33. Há um aumento quando os pedidos são entregues em casa, para R$ 55,99 sem taxa e de R$ 61,64 com taxa. O menor valor fica para as operações no salão, com média de R$ 52,69.