Para a Intellibrand, o futuro do varejo está no e-commerce, mas intimamente conectado com o mundo físico: o presente já é phygital
Para Andre Santa, head de marketing do grupo, a pandemia foi um marco muito claro de um futuro que está se mostrando disruptivo.
‘‘O objetivo da disrupção é criar uma nova demanda e criar novos modelos – no caso do varejo, de serviços, produtos e experiências’’
É esse futuro omnichannel que vai estruturar as tendências de varejo. Para Daniela Zaroni, customer intelligence na Ascential, a omnicanalidade já é realidade no Brasil
“O consumidor trafega em vários canais e as marcas estão buscando mais canais de contato com o shopper”, diz.
A geração digitalmente nativa está entrando na economia agora, e traz características digitais, além de buscar por hiper personalização, por experiências diferenciadas na internet.
“O futuro do shopper é a Geração Z, que está entrando no mercado de trabalho e vai impulsionar a adoção de novos canais e novas tecnologias”, destaca Andre Santa.
“O varejo do futuro vai seguir os líderes mundiais, atualmente Amazon e Alibaba, e o diferencial é combinar as vantagens loja física com os elementos do e-commerce’’
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