Diante dos desafios da inadimplência, aproveitar as novas tecnologias para encontrar soluções e estratégias humanizadas pode ser o diferencial para o sucesso da recuperação
No Brasil, são mais de 65 milhões de brasileiros inadimplentes, um crescimento de 7,74% em comparação com janeiro do ano anterior.
Para ter uma ideia, quatro em cada dez brasileiros estavam negativados no começo deste ano, segundo dados da CNDL e SPC Brasil.
Isso faz empresas, fintechs, associações e o setor público olharem para este tema que tem perturbado o sono de milhares de consumidores.
Segundo o levantamento de junho da Febraban sobre o status do endividamento do brasileiro, mais da metade dos entrevistados (51%) declaram ter algum tipo de dívida.
A parcela que acredita na diminuição do cenário em 2023 é majoritária em todas as regiões, em que 40% acreditam que estarão menos endividados e 36% na mesma situação.
Quase cinco a cada dez dos respondentes (45%) já conhecem o Programa Desenrola do Governo Federal, criado para renegociar dívidas e desafogar o orçamento das famílias.
Este conhecimento é consideravelmente menor entre os jovens de 18 a 24 anos (28%) e de menor escolaridade (39%).
Quer continuar a leitura? Então acesse nosso portal.