Em entrevista exclusiva a Consumidor Moderno, Eddie Yoon, um dos maiores especialistas do mundo em estratégias de crescimento, explica o conceito. Confira.
Eddie Yoon é um dos maiores especialistas do mundo em estratégias de crescimento. Atualmente, ele percorre o mundo para falar sobre os superconsumidores.
O especialista não se cansa de alertar as empresas sobre a importância de olhar para esses 10% de consumidores que não só são obcecados por uma categoria de produtos como responsáveis por até 70% das suas vendas.
Os superconsumidores são os consumidores mais apaixonados e rentáveis de uma categoria. Além disso, fornecem 99% dos insights para o crescimento.
Em mídia, por exemplo, 3% dos leitores do The New York Times são responsáveis por 90% da sua receita. Em games como o Candy Crush, 0,15% dos jogadores trazem 50% do faturamento.
A beleza no conceito do superconsumidor é que ele é simples e, portanto, mais fácil de ser encontrado e ativado.
Procure essas pessoas “embaixo do seu nariz”, que comprem muito e se importem muito com uma determinada categoria.
É comum que amigos, familiares e colegas de trabalho sejam superconsumidores que passam despercebidos. Em segundo lugar, você pode procurá-los no ambiente on-line.
Se alguém estiver twittando ou postando comentários no Facebook sobre uma categoria, você pode apostar que está diante de um superconsumidor.
O mesmo acontece se ele fizer download do seu app ou criar um perfil com login e senha no seu site. Superconsumidores deixam rastros digitais por toda parte. Por fim, você pode encontrá-los nos seus dados.
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