Patrícia Pugas, diretora-executiva de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza, conta à NOVAREJO o que a empresa faz para ser a melhor para trabalhar do setor.
1. Pequenas atitudes, grandes resultados Algumas ações da companhia parecem pequenas, mas promovem um grande resultado na companhia. No último ano a empresa conseguiu aumentar o período de licença maternidade para seis meses e paternidade para 20 dias.
2. Trilhas de carreira O funcionário que entra sabe a trilha de carreira que ele tem de caminhar para conseguir crescer. Para se ter uma ideia da importância desse tipo de estratégia, todos os gerentes das lojas da companhia foram formados dentro de casa.
3. Treinamento Há mais conteúdo e por ser online os funcionários têm acesso onde no device que quiserem. Isso aumentou em 540% os acessos na plataforma.
4. Liderança A gerência é outro foco da companhia. Para a empresa, a formação de líderes é uma preparação não apenas para o agora, mas para o futuro.
5. Transformação digital A empresa não apenas coloca a tecnologia à disposição dos funcionários, como também oferece treinamentos que ajudam a mudar o mindset dos mais velhos.
6. Comunicação A comunicação na empresa é trabalhada para ser ágil e transparente. “Nos comunicamos muito e temos muito a prática de ouvir. É a base de tudo. Aqui, deixamos claro que as pessoas estão abertas para aprender e crescer”, diz.
7. Recrutamento e seleção Recrutar e selecionar bem estão nas bases das estratégias do Magazine Luiza para gerir pessoas. “Percebemos que se recrutamos melhor vamos conseguir melhores desempenhos [...]”, diz.