20 direitos que os consumidores não conhecem

Você tem certeza que conhece bem os direitos por lei concedidos a você?

1. Nome deve ser limpo até cinco dias após pagamento da dívida. 2. Construtora deve pagar indenização por atraso em obra. 3. Bancos devem oferecer serviços gratuitos. 4. Não existe valor mínimo para compra com cartão.

5. Você pode desistir de compras feitas pela internet. 6. Você pode suspender serviços sem custo. 7. Cobrança indevida deve ser devolvida em dobro. 8. Você não precisa contratar seguro de cartão de crédito.

9. Quem compra imóvel não precisa contratar assessoria. 10. Passagens de ônibus têm validade de um ano. 11. Se o consumidor desistir de um curso, tem direito a receber o valor das mensalidades pagas antecipadamente.

12. Doador de sangue tem direito a meia entrada. 13. Toda loja deve expor preços e informações dos produtos. 14. Se a ligação do celular for interrompida, você pode repeti-la em até 120 segundos.

15. O fornecedor deve responder por defeitos de fabricação. 16. Em nenhuma hipótese o cliente pode ser forçado ao pagamento de multa por perda de comanda. 17. Taxa de 10% não é obrigatória.

18. Consumação mínima é uma prática abusiva. 19. Sua opinião não confere o direito de agressão por parte de um terceiro. 20. Todos nós temos os seguintes direitos, sem precisar pagar nada por eles:

a. fazer um pedido ao juiz, ao governador, ao prefeito, ao deputado, ou a qualquer tipo de autoridade, para defender nossos direitos ou para ir contra bandalheiras ou contra abusos de quem tem poder;

b. retirar certidões em repartições públicas, para a defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse de cada um.

Já pensou mais sobre o consumidor? Então acesse Coanrec e saiba mais.