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Os números da semana para o varejo

Os números da semana para o varejo

Além dos indicadores, as redes divulgaram os resultados de 2014 - e eles não foram lá essas coisas

O varejo fechou 2014 com o pior resultado dos últimos anos, a inadimplência está alta e eficiência tecnológica em Big Data ainda está longe para acontecer. Estes foram os principais indicadores da semana. E acompanhando eles, as redes varejistas com capital aberto iniciaram a divulgação dos seus resultados do último trimestre de 2014 e fechamento do ano passado. Os resultados não foram muito bons. 

Confira os números que podem fazer diferença para o seu negócio e mantenha-se informado!

Varejo brasileiro fecha ano com alta de 2,2%
Desempenho medido pelo IBGE é o pior desde 2003

Fluxo de shoppings pequenos é maior em janeiro
Frente a janeiro de 2014, eles apresentaram o maior crescimento, de 3,8%, segundo Ibope

Varejo deve crescer 1,7% em 2015
Considerando a trajetória de crescimento do setor em 2014, CNC projeta queda no ritmo

Loja de conveniência aumenta lucro dos postos
Estudo mostra que 50,7% dos frequentadores das lojas lavam o carro no posto, o que aumenta vendas

Cai distância entre o on e o off
Pesquisa da PwC mostra que cada vez mais consumidor quer a mesma experiência em qualquer canal 

Redes sociais impactam decisão de compra de 77%
Pesquisa da PwC também mostra que interação nas redes sociais é mais focada em produto

25% dos varejistas estão insatisfeitos com TI
Estudo sobre soluções de loja virtual mostra que customização é o maior gargalo

Inadimplência cresce em ritmo menor que janeiros tradicionais
Segundo pesquisa do SPC e da CNDL, alta de 3,12% é a menor da série para o mês de janeiro 

SP diminui fatia na receita do comércio brasileiro
Segundo FecomercioSP, queda é de 0,2 ponto percentual e é o segundo recuo anual seguido

Varejo americano amplia investimentos em mobile
Pesquisa da Shop.org mostra que 80% das empresas investirão mais em 2015

Eficiência do Big Data ainda é realidade distante
Somente 13% das organizações contam com iniciativas de Big Data na produção em larga escala

Varejo americano deve crescer 4,1% em 2015
Projeção da NRF representa evolução sobre os 3,5% de expansão do setor no ano passado

Resultados da semana

Natura cresce 5,7% e fatura R$ 7,4 bi em 2014
Crescimento e resultado líquido, porém, ficaram abaixo das expectativas

Receita total da Avon cai 11% em 2014
Empresa de beleza registrou receita total de US$ 8,9 bilhões

Renner vende 19,4% mais em 2014
Ebitda da empresa tem expansão de 25,8% e vendas em mesmas lojas saltam 11,1% em relação a 2013

Via Varejo amplia lucros em 34,1%
Resultado líquido em 2014 chega a R$ 964 milhões, devido à expansão de lojas e aumento de eficiência

Marisa reduz crescimento em 2014
Empresa amplia vendas em mesmas lojas em 0,2% e receita em apenas 3,5% no ano

GPA fecha ano com lucros 20,1% maiores
Empresa fatura R$ 65,5 bi e apresenta evolução nos principais indicadores operacionais

 

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SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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