US$ 355,6 milhões. Esse número representa o lucro ajustado do Nubank no terceiro trimestre deste ano. Uma alta de 426% em comparação ao mesmo período no ano passado, quando seu lucro ajustado foi de US$ 63,1 milhões. Além disso, o banco tem apresentado forte aumento na aquisição de clientes, chegando a 89,1 milhões, que representa 51% da população adulta do Brasil e 83% de taxa de atividade mensal, com 73,8 milhões de clientes ativos. Já o crescimento sustentável chegou a uma taxa de atividade de 82,8%.
Esse crescimento sólido da receita tem sido sustentado pelo aumento de clientes e expansão da ARPAC (Receita Média Mensal por Cliente Ativo). No mesmo período do ano passado, a ARPAC atingiu US$ 7,9, o que representa um salto de 18% no terceiro trimestre de 2023 com um resultado de US$10. O mesmo aconteceu com as receitas, que chegaram a US$ 2,137 bilhões, com um crescimento de 53% se comparadas a 2022.
De acordo com a apresentação de resultados do terceiro trimestre do Nubank, a performance dos portfólios de cartão de crédito e empréstimo pessoal se destacou para os resultados. A soma das duas carteiras chegou a US$ 15,4 bilhões, com crescimento de 48% em relação ao terceiro trimestre de 2022. O empréstimo pessoal representa 20% da receita, enquanto 80% são resultado do cartão de crédito.
Além disso, o efeito composto da adição de clientes e aumento de limites ampliou o volume de compras. Só no cartão de crédito, houve um total de US$ 18,7 bilhões, e US$ 10,2 bilhões no pré-pago. Com um total de US$ 29 bilhões no volume de compras, foi presenciado um crescimento de 28%.
Os níveis de originação de empréstimo pessoal aceleram sequencialmente. Se no terceiro trimestre de 2022 o valor era de US$ 4,6 bilhões, o aumento YOY de 93% fez a originação chegar a US$ 8,9 bilhões em 2023, com uma taxa de juros de 6,8%.
O crescimento contínuo do lucro bruto e expansão da margem também apresentou números que surpreendem, chegando a 100%. Em um ano, o salto foi de US$ 427 milhões para US$ 914,8 milhões. A margem bruta no terceiro trimestre de 2023 apresentou um percentual de 42,8%.
Para o Nubank, a melhor estrutura de custo é a fundação para um diferencial de longo prazo sustentável. Dentro disso, são seguidos quatro pilares: custo de aquisição, que representa US$7 por cliente; custo de serviço, com uma média mensal de menor que US$1 por cliente ativo; o custo de risco de 6,1% de taxa de inadimplência do crédito ao consumidor, 15% menor do que o setor no Brasil; e o custo de captação, com US$ 19, 1 bilhões em depósitos e 80% do CDI.
Com o objetivo de ampliar o acesso ao crédito e expandir o seu portfólio, o Nubank tem lançado uma série de novos produtos. Além de seus 73,8 milhões de clientes ativos, 38,9 usam cartão de crédito. As contas ativas também mostraram bons números em 2023 e chegaram a 64,7 milhões, com um aumento de 32%. Já os clientes ativos de empréstimo pessoal alcançaram a marca de 7,3 milhões, o que representa um aumento de 52%.
As contas ativas de pequenas e médias empresas também apresentaram um aumento e o número chegou a 2 milhões, o que representa um crescimento de 54% YoY se comparado ao ano anterior. Enquanto isso, a plataforma de investimentos do Nubank em parceria com a Easynvest, a NuInvest, alcançou a marca de 12,4 milhões de clientes ativos.
O Nucoin (NCN), token do Nubank, ganhou destaque após alcançar um total de 10,5 milhões de clientes ativos. A opção foi lançada em março de 2022. Já as apólices de seguro ativas chegaram a 1,2 milhões, apresentando um crescimento de 50%.
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