Os serviços de TV a cabo parecem perder cada vez mais assinantes para as plataformas de streaming. Segundo dados levantados pela empresa Bernstein, o Brasil possui mais assinantes da Netflix do que residências com TV por assinatura. O mercado brasileiro é o segundo mais forte da empresa, atrás apenas dos Estados Unidos.
A Netflix não divulga constantemente o número de assinaturas por país. No entanto, a empresa informou que, até junho deste ano, o serviço de streaming contava com 17 milhões de assinaturas no Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de julho de 2020, o Brasil tinha 15,2 milhões de clientes de TV a cabo.
De acordo com os especialistas da empresa de Wall Street, a preferência pelo streaming é reflexo do oferecimento de um produto superior pelo preço de um quarto do cobrado pelas empresas de TV paga. Com a desaceleração do crescimento econômico, alta do desemprego e as consequências da pandemia, os serviços de TV a cabo perdem clientes de forma ainda mais acelerada
Conteúdo estadunidense é o mais consumido
Apesar do crescimento dos clientes brasileiros, a maior parte do conteúdo consumido no Brasil segue sendo de origem norte-americana. Os analistas apontam que as produções em inglês lideram, seguidas por séries e filmes espanhóis. Os conteúdos brasileiros aparecem em terceiro lugar.
Entre os principais títulos mais assistidos no Brasil, seis são de idioma inglês. Entre outros fatores, a tendência pode ser explicada pelo baixo volume de conteúdo feito no idioma português.
Hegemonia do Streaming no Brasil
Desde que desembarcou em território brasileiro, a Netflix já aumentou o preço do plano padrão 5 vezes. Ainda assim, o número de assinaturas segue crescendo.
Os principais concorrentes do serviço no Brasil são o Prime Vídeo, da Amazon, e a Globoplay. Mesmo com valores mais baixos de assinatura, ambas perdem para a netflix em assinantes.
Séries e filmes gratuitos
A Netflix lançou nesta segunda-feira (31) um site que disponibiliza parte de seu catálogo gratuitamente, sem a necessidade de registro, para que pessoas possam assistir conteúdos diretamente pelo navegador, sem precisar aderir a um plano.
O site, que pode ser acessado em https://www.netflix.com/br/watch-free, está disponível no Brasil, inicialmente com dez títulos disponíveis.
A empresa chamou o catálogo de “degustação” e afirmou que será mudado constantemente. As opções só podem ser assistidas pela versão de navegador. Após assistir um conteúdo completo, o internauta é questionado se gostou do programa e se quer assinar a Netflix para continuar assistindo aos conteúdos oferecidos.