Quais são as melhores práticas de experiência do Colaborador que você precisa adotar em 2023?

Em artigos anteriores compreendemos que propósito e significado são a base da experiência do colaborador e que somente um olhar exclusivo, necessariamente da liderança, permitirá nos concentrarmos em planos que respeitem os momentos que importam para cada um.

Corporativamente, vimos que os três pilares de Employee Experience (EX) precisam ser continuamente evoluídos, os ambientes: tecnológico, físico e cultural.

Mas, afinal, quais são as melhores práticas que podemos, como empresa, adotar em 2023 visando que uma melhor experiência do colaborador traga também uma melhora na experiência do cliente?

Para começar precisamos desmistificar uma coisa: EX não é sobre ferramentas e processos, mas algo que precisa refletir, necessariamente, a cultura da empresa e a forma como os líderes agem.

Todavia uma pesquisa da “The Josh Bersin Company” encomendada pela Microsoft, e com participação de mais de 950 empresas, revelou seis pontos presentes em todas as melhores estratégias de EX que podem nos ajudar:

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1) Foco na confiança, transparência, inclusão e cuidado.

Confiança é a base das relações humanas saudáveis: ter líderes abertos, inclusivos, que cuidam e se comunicam de forma transparente com o time garante um excelente ponto de partida.

2) Colaboratividade.

De longe, o maior preditor de uma excelente experiência do colaborador são as pessoas ajudando umas às outras, a famosa e autêntica colaboração que remove barreiras.

3) Construção de comunidades e recompensas equitativas.

A inovação e o crescimento sustentável dependem de reconhecermos e recompensarmos com coerência e consistência* profissionais e /ou times que mais contribuíram e assim gerar um impacto significativo nos negócios, pessoas e resultados da inovação.

4) Investimentos consistentes em pessoas em qualquer ambiente de negócios.

Empresas que priorizam investimentos em pessoas, independentemente do ambiente de negócios, são muito mais rentáveis, têm colaboradores mais engajados, maior satisfação dos clientes e são percebidos como ótimos lugares para se trabalhar.

5) Correlação da excelência na estratégia e práticas de EX com os resultados de negócio.

Que o engajamento é um resultado importante de uma ótima experiência do funcionário é óbvio, mas, capturar indicadores de resultados em toda a empresa é importantíssimo.

6) Capacidades e tecnologias de RH.

EX é sobre confiança, transparência, cuidado e empatia. É sobre liderança e cultura, crescimento, comunidades e equidade. Habilitar esses grandes conceitos estratégicos somente com capacidades e tecnologias de RH presentes.

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Além disto, a pesquisa revelou as quinze práticas essenciais que impulsionam diretamente esses seis pontos.
São práticas essenciais que funcionam em todos os setores, regiões geográficas e tamanhos de empresa.

Relacionadas à confiança na organização são:

a. Promova uma cultura de integridade e de ajuda ao próximo;
b. Incorpore missão e propósito como parte de cada atividade;
c. Inspire confiança nos líderes para que sejam éticos e operem com integridade;
d. Comunique claramente a missão e a visão;
e. Garanta uma comunicação aberta, transparente e honesta;
f. Priorize o investimento em pessoas mesmo quando o ambiente de negócios não está favorável;
g. Defenda o que é certo, mesmo que não seja popular;
h. Incentive os gerentes a ajudarem as pessoas a vincular suas contribuições à missão;
i. Opere sob uma abordagem de pessoas em primeiro lugar;
j. Coloque a diversidade, a equidade e a inclusão como uma prioridade de negócios.

Relacionadas a um ambiente de trabalho positivo são:

a. Use recompensas coerentes e consistentes* e programas de reconhecimento;
b. Apoie as comunidades tanto no trabalho quanto no sentimento de pertencimento;
c. Incentive os funcionários a serem autênticos no trabalho.

Relacionada a oportunidade de crescimento é:

Incentive as pessoas a se desenvolverem continuamente, independentemente da função.

Relacionada a gestão é:

Promova um modelo de gestão claro e baseado em valores.

Sem dúvida é uma longa e árdua jornada trabalhar todas estas práticas e, ainda, implementar e sustentar as capacidades e tecnologias de RH que suportem tudo isto, todavia são doze meses inteiros que temos pela frente… e não partiremos do zero.
Trabalhar nesse sentido é sobre melhorar a nós mesmos e ao mundo ao nosso redor e ter um impacto real na vida de todos os que trabalham conosco na empresa.

Vamos juntos neste desafio?

Um excelente 2023 a você e a todos a seu redor!

*Quando falamos de remuneração, prefiro substituir “justiça”, que envolve valores pessoais – o que é justo para você, não necessariamente é justo para mim – por coerência e consistência. Ou seja: garantia de ligação, nexo ou harmonia entre mais de um fato e homogeneidade de tratamento de situações semelhantes ao longo do tempo.

*Por Beatriz Nóbrega, Superintendente Executiva de Gente, Gestão e Experiência do Cliente do Digio.


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