Experiência

Quais são as marcas mais preparadas para o futuro no Brasil?

Adotar uma mentalidade de futurismo muitas vezes passa despercebido no dia a dia de muitas organizações. Estar disposto a explorar cenários futuros e a abraçar incertezas são qualidades fundamentais e que precisam ser trabalhadas para atender aos desafios globais.

A Timelens, consultoria de dados do ecossistema FutureBrand, olhou mais de perto para essa qualidade das organizações e acaba de lançar o estudo “Future-Proof Score 2024“, que revela as 30 marcas mais “à prova de futuro” no Brasil.

As cinco primeiras marcas do ranking são Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú. Perceba que as quatro primeiras são empresas digitais, uma clara ascensão de negócios que estabelecem o ecossistema digital como a plataforma para relações com consumidores.

O futuro manterá uma experiência engajadora

Se o futuro seguirá com o digital em crescimento, é preciso entender como diversos fatores e organizações se adaptarão e prosperarão nesse cenário. Para o lançamento do estudo, foi realizado um evento com o tema “Como as marcas à prova de futuro estão navegando os desafios econômicos”, em parceria com a Tendências Consultoria. O evento enriqueceu o debate sobre o futuro das organizações ao apresentar as novas inclinações do mercado e o atual cenário econômico brasileiro.

André Matias, CEO da Timelens

Para André Matias, CEO da Timelens, uma organização preparada para o futuro é aquela que consegue equilibrar propósito e experiência. “Isso significa ter uma visão de longo prazo, criar um valor sustentável e não ter medo de desafiar a própria categoria. Além de estabelecer uma conexão profunda com o consumidor e oferecer a ele uma experiência consistente, o que faz com que as pessoas realmente se identifiquem com essas marcas”.

Vale ressaltar que estudo mapeou mais de 889 marcas levando em conta aspectos como relevância digital, sustentabilidade e capacidade de criar conexões emocionais com os consumidores. A análise, que combina métodos quantitativos e qualitativos, avalia as marcas em componentes digitais e físicos a partir do entendimento da marca nas lentes de propósito e experiência. O estudo analisou mais de 22,1 bilhões de buscas no Google Brasil, 285 milhões de menções espontâneas nas redes sociais; 38,8 milhões de menções em notícias.

Segundo André, os consumidores valorizam marcas que sabem o impacto que causam no mercado e na sociedade. “Eles estão atentos e cada vez mais exigentes. As marcas que se destacam e permanecem relevantes são aquelas que vão além do básico para impactar positivamente a vida das pessoas, conectando-se de forma autêntica e construindo uma relação de confiança e identificação com seu público”.

Além disso, André avalia que a tecnologia desempenha um papel essencial. “Ela permite que as marcas compreendam melhor o comportamento e as necessidades de seus clientes, fortalecendo os laços de interação no dia a dia. Isso torna algumas marcas não apenas relevantes, mas indispensáveis, pois conseguem antecipar e atender às expectativas de maneira personalizada e contínua”.

Destaques do Future-Proof Score 2024

Entre os principais destaques do ranking estão cinco nomes: Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú. O Nubank, por exemplo, lidera a lista com um score de 792, impulsionado pela expansão internacional e capacidade de oferecer uma experiência consistente e inovadora aos clientes. A fintech se consolidou como a maior plataforma de serviços financeiros fora da Ásia, com 105 milhões de clientes.

Quanto aos setores mapeados, o de bens de consumo continua a ser o mais representado no ranking, com 10 marcas, seguido pelo varejo [8 marcas] e serviços [4 marcas]. Empresas como Natura e O Boticário destacam-se pelo compromisso com sustentabilidade e inovação, enquanto as de tecnologia, como Apple, Microsoft e Google continuam a moldar o futuro com avanços em Inteligência Artificial (IA) e Realidade Aumentada (AR).

A análise também revela que as marcas que mais desafiam suas categorias são aquelas que investem em inovação tecnológica e na construção de uma visão de longo prazo. Empresas como Mercado Livre e Amazon, por sua vez, se destacam pela capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, oferecendo experiências únicas e altamente personalizadas para os consumidores.

Por fim, o estudo também observa as marcas que tiveram maior crescimento em relação à edição de 2021. Embora a variação média do ranking de 2024 tenha sido de 1,3%, o que indica uma relativa estabilidade, algumas se mostraram mais empenhadas no compromisso com a declaração de propósito e engajamento frente ao consumidor, neste ano.

As três companhias que mais aumentaram o seu compromisso com o futuro nos últimos três anos foram:
  1. Itaú: +12%;
  2. Apple: +8%;
  3. Mercado Livre: +7%.

Novos entrantes

Outro ponto que se destaca no estudo são as novas empresas entrantes no ranking de 2024. A inserção reflete uma diversidade de setores, com marcas tradicionais como Banco do Brasil e Petrobras, que mantêm e aprimoram sua relevância para o público ao fortalecerem seus pilares essenciais.

Por outro lado, Hering, O Boticário e Porto Seguro estão se reinventando, transformando seu legado em estratégias focadas na experiência do cliente. Já as asiáticas Shopee e Shein, recém-chegadas ao mercado, rapidamente construíram relevância com estratégias diferenciadas e forte experiência de consumo.

“Para manter a relevância no futuro, vemos dois caminhos fundamentais. Por um lado, marcas que evoluem a partir da sua essência, mantendo-se fiéis aos valores e propósito que as definem e fortalecem sua identidade; e, por outro lado, marcas que sabem desafiar a categoria e mudar os padrões da indústria, criando maneiras de se relacionar com os clientes. As pessoas querem interações autênticas, e isso é o que vai sustentar o sucesso das marcas nos próximos anos”, conclui André Matias.

30 marcas à prova de futuro

Veja na íntegra o ranking com as 30 marcas à prova de futuro, abaixo.

# Marcas Setor Score 2024 Variação 2024/2021
1Nubank Financeiro 792 1%
2Netflix Serviços 773 2%
3Mercado Livre Varejo 755 7%
4Amazon Varejo 747 6%
5Itaú Financeiro 743 12%
6 Natura Bens de consumo 742 -8%
7Apple Tecnologia 723 8%
8 Microsoft Tecnologia 711 4%
9 Google Tecnologia 710 6%
10 iFood Serviços 706 -3%
11 Adidas Bens de consumo 689 3%
12 Spotify Serviços 688 4%
13 Samsung Tecnologia 680 -3%
14 McDonald’s Bens de consumo 670 1%
15 Magazine Luiza Varejo 665 -9%
16 C&A Varejo 663 -5%
17 Renner Varejo 662 -2%
18 Burger King Bens de consumo 660 2%
19 Coca-Cola Bens de consumo 658 -1%
20 Redbull Bens de consumo 657 =
21 O Boticário Bens de consumo 656 NOVA
22Nestlé Bens de consumo 655 3%
23 Brastemp Bens de consumo 654 1%
24 Shopee Varejo 653 NOVA
25Porto Seguro Serviços 651 NOVA
26 Hering Varejo 643 NOVA
27 Skol Bens de consumo 640 2%
28 Shein Varejo 639 NOVA
29 Banco do Brasil Financeiro 638 NOVA
30 Petrobras Energia 636 NOVA

Marcelo Brandão

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