A logística no setor de e-commerce desempenha um papel fundamental no sucesso das operações de vendas online, sendo um dos maiores desafios e diferenciais competitivos das empresas. Com o crescimento acelerado das compras pela internet, impulsionado por mudanças no comportamento do consumidor e pela necessidade de maior conveniência, garantir uma entrega rápida, eficiente e a custos acessíveis tornou-se essencial. Desde a gestão de estoques até a entrega final ao cliente, a logística no e-commerce envolve uma cadeia complexa de processos que impactam diretamente a experiência de compra e a satisfação dos consumidores.
Nesse cenário, a Loggi, que atua no setor de logística, notou a oportunidade de ampliar sua atuação e prestação de serviços para clientes de pequenos e médios negócios que planejam ser grandes. Ao mapear o mercado e identificar tendências internacionais, a empresa percebeu que participar de um ecossistema de negócios era vital. Além disso, precisava ter soluções conectadas e fluídas entre o momento da venda de um produto em plataformas de e-commerce e a contratação do serviço de transporte.
“Essa foi a motivação para desenvolvermos a integração com diversas empresas que permitem a venda online ou que viabilizam o back office desta venda”, comenta Ariel Herszenhorn, vice-presidente de Novos Negócios da Loggi. “Iniciamos o processo com sistemas de gestão empresarial (ERPs) que acreditamos à época possuírem muita aderência e caminhamos para expandir a atuação com outras etapas da cadeia. Atualmente, além de Olist ERP, Omie e Bling, também possuímos integração com WBuy, Baselinker, Shippy, Wake e algumas que serão lançadas nas próximas semanas como WooCommerce e Yampi”, completa.
Neste processo, o maior desafio foi entender o comportamento dos clientes nas diferentes plataformas e como reduzir cliques, processos e simplificar a comunicação para que a experiência se tornasse fluída. Isso em um cenário em que o público acessava a empresa através de diferentes canais. Por conta disso, a organização focou seus esforços em desenvolver APIs abertas que facilitem a integração de plataformas do ecossistema de e-commerce diretamente com a Loggi.
Ariel ainda destaca que um time sênior de design e produto foi alocado para as plataformas que possuem um número relevante de vendedores e a possibilidade de uma experiência de excelência, criando soluções únicas com esses parceiros.
“A solução da Loggi é pensada de maneira agnóstica à origem do canal de venda do produto, ou seja, pensamos nos requisitos técnicos e regulatórios que viabilizam o envio de um pacote e desenhamos as soluções com base nisso”, explica. “Por isso, com o tempo, muitos clientes escolheram utilizar a Loggi como solução para envio de seus produtos diretamente das lojas (shipping from store), de seus galpões logísticos (e-commerce/reposição do varejo) ou de estoques de terceiros através de soluções de marketplaces. Atualmente, a Loggi possui modelos diferentes para receber a informação de um envio, seja via APIs, integrações diretas ou através de nossa interface”.
Segundo o executivo, uma das grandes vantagens das integrações que disponibilizam é o fato de centralizar o controle logístico, permitindo que os clientes se concentrem em seus negócios principais, sem precisar alocar recursos e tempo para gerir áreas, como o transporte de produtos. “Com apenas um contrato, é possível alcançar quase 210 milhões de pessoas no Brasil, permitindo a ampliação das vendas com descontos progressivos”, afirma o executivo.
Recentemente, a Loggi lançou uma API voltada para os LoggiPontos, uma rede de pontos de coleta que está estrategicamente posicionada em diversas regiões. Assim, é possível comunicar em tempo real quais são os pontos que estão mais próximos a quem vende. Esta tem sido uma ferramenta essencial para que novos vendedores utilizem a Loggi e contem com a proximidade dos pontos e a alta competitividade de preços do serviço.
Para garantir uma integração eficiente e rápida com plataformas de e-commerce, a companhia optou por investir em tecnologia. “Criamos uma documentação de integração simples e compreensível para desenvolvedores de software, dando autonomia aos nossos parceiros. Além disso, temos equipes dedicadas à homologação e ao atendimento dessas plataformas”, explica. Entre as inovações, estão as APIs para geração de etiquetas inteligentes (Smart Label) e uma rede de varejo que opera sob demanda, denominada LoggiPonto.
Atualmente, a Loggi cobre mais de 80% do mercado de quem vende online. Essa cobertura beneficia diretamente pequenos e médios negócios que podem competir em pé de igualdade com grandes players do e-commerce. “Garantimos competitividade de custos e acessibilidade, permitindo que esses negócios tenham acesso a soluções logísticas de alta qualidade”, comenta Ariel. Além disso, a plataforma facilita a coleta domiciliar e oferece uma infraestrutura robusta que ajuda esses empreendedores a atenderem seus clientes de forma eficiente e competitiva.
Quando questionada sobre como pretende contribuir para a evolução do e-commerce no Brasil, a Loggi reforça seu compromisso com a tecnologia e a experiência do usuário. “Buscamos oferecer uma solução fluida, sem intermediações, para que os vendedores consigam atingir quase 210 milhões de pessoas com apenas um clique. Investimos em APIs simples para desenvolvedores e temos equipes focadas em garantir a qualidade da integração”, afirma.
Já para o consumidor final, as integrações trazem maior transparência e rapidez. “Com a nossa tecnologia, é possível que os clientes possam rastrear as suas compras diretamente pelo site. Dessa forma, para conferir onde a entrega está, é só compartilhar o código de rastreio”, destaca. “Em relação a preços e prazos de entrega, buscamos uma otimização que permita a uma alta competitividade em termos de velocidade com o melhor preço possível”.
*Fotos: Assessoria
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