A OpenAI contratou sua primeira diretora de marketing, Kate Rouch. Kate era da Coinbase, plataforma digital que permite comprar, vender e armazenar criptomoedas. Desde o lançamento do ChatGPT, a avaliação da OpenAI aumentou para US$ 157 bilhões, tendo levantado cerca de US$ 13 bilhões da Microsoft nesse período. A empresa concluiu sua última rodada de financiamento, de US$ 6,6 bilhões, em outubro. A marca também adquiriu uma linha de crédito rotativo de US$ 4 bilhões.
Mas, como a experiência de pode influenciar a estratégia de marketing da OpenAI? E porque contratar uma CMO agora?
Antes de responder essas perguntas, importante narrar um pouco da história profissional de Rouch, que começou na Coinbase em agosto de 2021. Por lá, ela liderou o marketing global e as relações públicas. Ademais, supervisionou os anúncios da empresa durante o Super Bowl, da National Football League (NFL), a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos.
Antes disso, ela acumulou mais de 11 anos na Meta. Na empresa, Kate exerceu a função de chefe global de marketing de marca e produto para Instagram, WhatsApp, Messenger e Facebook.
OpenAI e AGI
Portanto, Rouch traz consigo uma vasta experiência em marketing em tecnologia e digital. Isso pode se traduzir em uma abordagem inovadora e eficaz para a divulgação dos produtos da OpenAI. Com sua bagagem, é provável que ela aplique ainda estratégias voltadas para a educação do consumidores sobre tecnologias emergentes. Especialmente em um campo tão dinâmico quanto a Inteligência Artificial (IA).
Na OpenAI, a nova CMO também liderará o marketing da missão da empresa. Em outras palavras, é uma área que tem o objetivo de desenvolver uma IA tão poderosa quanto a cognição humana, chamada Inteligência Geral Artificial (AGI). A AGI corresponde a sistemas de IA que podem aprender, entender e aplicar conhecimentos de forma semelhante a um ser humano. O que temos hoje, com a IA atual, é o robô especializado em tarefas específicas.
A AGI nas relações consumeristas
A AGI transformará a maneira como os consumidores interagem com produtos e serviços. A personalização das ofertas será elevada a um novo patamar, pois sistemas de AGI podem analisar grandes quantidades de dados em tempo real, permitindo uma compreensão mais profunda das preferências individuais. Por consequência, isso resultará em recomendações altamente específicas que se ajustam às necessidades e desejos dos consumidores.
Do aspecto eficiência operacional, o upgrade na “automação de processos de atendimento ao cliente” reduzirá significativamente os tempos de espera e melhorará a precisão nas respostas.
A decisão de contratar uma Chief Marketing Officer (CMO) nesse momento pode ser vista como uma resposta às crescentes demandas do mercado e à necessidade de posicionar a OpenAI de maneira mais assertiva, vez que ela compete com as gigantes Google, Amazon, Microsoft e Meta. Isso sem contar a Anthropic, empresa responsável pelo chatbot Claude.
Corrida pelo mercado
Todos essas marcas estão em busca de uma fatia maior de um mercado que deve chegar a US$ 1 trilhão em receita na próxima década. À medida que a empresa busca expandir seu alcance e influência, ter uma liderança forte em marketing torna-se essencial para moldar a narrativa da marca e alcançar novos públicos.
A experiência de Rouch em eventos de grande escala, como o Super Bowl, indica que ela possui habilidades em criar campanhas impactantes que capturam a atenção do público. Isso pode significar que a OpenAI estará mirando em iniciativas de marketing mais ousadas e abrangentes, não apenas focando em resultados em canais tradicionais, mas também utilizando as plataformas digitais de forma estratégica para engajar com desenvolvedores, empresas e usuários finais.
O início
Desde o lançamento do ChatGPT, a avaliação da OpenAI aumentou para US$ 157 bilhões, tendo levantado cerca de US$ 13 bilhões da Microsoft nesse período. A empresa concluiu sua última rodada de financiamento, de US$ 6,6 bilhões, em outubro, e também adquiriu uma linha de crédito rotativo de US$ 4 bilhões.
Embora a OpenAI tenha impulsionado o boom da Inteligência Artificial generativa, a empresa não priorizou o marketing estratégico até agora, ainda assim, conseguiu atingir mais de 1 milhão de clientes corporativos pagantes. Em um evento realizado com o jornal The New York Times ontem, 4 de dezembro, o CEO da OpenAI, Sam Altman, anunciou que o ChatGPT ultrapassou a marca de 300 milhões de usuários semanais. Esse número marca uma grande transformação, considerando que em agosto a plataforma já tinha pouco mais de 200 milhões de usuários.
Durante o evento, Altman destacou que o principal produto da empresa está em rápida evolução e continua a ser um grande sucesso. “Nosso produto cresceu. Agora temos mais de 300 milhões de usuários ativos semanalmente. Temos usuários enviando mais de 1 bilhão de mensagens por dia ao ChatGPT”, afirmou o CEO.
A rápida ascensão do ChatGPT não é apenas um testemunho da tecnologia inovadora por trás da plataforma, mas também da crescente aceitação e integração da Inteligência Artificial em diversos setores da sociedade. O aumento das interações semanais reflete não apenas a popularidade do ChatGPT, mas também a confiança das empresas e usuários em soluções de IA para suas necessidades cotidianas.
*Foto: DALL·E.