Experiência

O potencial da IA aplicada a Business Outcomes

Potencializar a automação no atendimento ao cliente com uma abordagem cada vez mais personalizada, empática e ágil, na qual se obtenha resultados conscientes de negócios, é o que organizações ao redor do mundo estão buscando hoje com a Inteligência Artificial (IA) para Customer Experience (CX).

O Engage Global Customer Awards da Verint, realizado no mês de setembro, em Orlando, nos Estados Unidos, reconheceu justamente empresas que se destacam nessa jornada e que utilizam soluções da Verint para entregar resultados significativos e tangíveis a partir da IA para seus clientes. E o grande segredo delas está em pensar a tecnologia de uma forma mais direcionada, voltada para Business Outcomes.

Isso significa que, em vez da aplicação da tecnologia ser pensada como algo amplo, são identificados pontos específicos em que é possível otimizar resultados com velocidade e escala. A abordagem não só aumenta a eficiência da IA, como aumenta a capacidade de gerar resultados expressivos.  

O CEO da Verint, Dan Bodner, salientou durante o evento que o uso específico com IA para robôs de atendimento, por exemplo, está trazendo resultados excelentes para as empresas. Desde um banco líder que economiza US$ 10 milhões por ano por meio de autoatendimento, até outro banco global que também aumentou as vendas de seu Contact Center em 48% com a solução Verint Coaching Bot.

Cases brasileiros de destaque no Engage Global Customer Awards 2024

Bradesco Seguros

Ao centro, Sibeli Zaninelli, gerente sênior de Canais de Relacionamento da Bradesco Seguros.

Os agentes do Bradesco Seguros lidam mensalmente com 1 milhão de chamadas e 1 milhão de interações por meio de canais digitais, como e-mail e WhatsApp. Com a adoção das soluções Speech Analytics e Automated Quality Management da Verint, a empresa conseguiu automatizar 100% de seus formulários de avaliação das chamadas atendidas por agentes do canal de voz.

A tecnologia traz um painel com todas as métricas, atualizado em tempo real, apoiando o monitoramento e promovendo análises detalhadas, fundamentais para facilitar a tomada de decisões durante cada atendimento. Essa automação potencializou não apenas o Net Promoter Score (NPS) da companhia, mas o compromisso da empresa com a experiência e com a inovação, além de economias substâncias em seu orçamento.

Reconhecida no Engage na categoria “Innovating with AI & Bots”, com a máxima distinção, Gold, Sibeli Zaninelli, gerente sênior de Canais de Relacionamento da Bradesco Seguros, enfatizou a qualidade trazida pelas soluções da Verint. “Conseguimos ser mais assertivos na análise daquilo que nossos clientes buscam em termos de serviços e na qualidade do nosso atendimento”.

Claro

Ao centro, Daniela Siani Paschoal, gerente de Transformação Comercial da Claro.

Com a necessidade de assegurar que os clientes compreendessem claramente as opções de produtos e selecionassem o melhor serviço, a Claro adotou a solução de Speech Analytics da Verint em sua área de Vendas. A ferramenta, então, passou a apoiar os agentes e eliminar as confusões com terminologias utilizadas durante o processo de vendas, garantindo maior conformidade.

Do segundo semestre de 2022 ao segundo semestre de 2023, os parceiros de vendas conectados ao Speech Analytics melhoraram a conversão em 7% – praticamente dobrando a taxa de conversão anterior. Enquanto isso, o Net Promoter Score Transacional (TNPS) melhorou em 14 pontos – uma melhoria de 1,5 vezes. Houve também uma redução de 22% nas reclamações na Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil (ANATEL).

Com esse case, a Claro também celebrou a conquista Gold na categoria “Elevating Experience”, do Engage. Daniela Siani Paschoal, gerente de Transformação Comercial da Claro, falou sobre esse prêmio. “Percebemos que essa tecnologia é muito mais ampla e vai além de um simples monitoramento. Passamos a entender o comportamento dos nossos clientes, e assim, criamos estratégias melhores em vendas dentro das nossas operações, além de reduzir reclamações e elevar a experiência e a satisfação. Essa premiação nos mostra que todo esse trabalho com a Verint foi muito consistente”.

NEO BPO

A NEO BPO possuía um desafio principal: reduzir a rotatividade das operações de atendimento e contratar o perfil de atendente certo para cada posição. Para isso, adotou a ferramenta Verint Intelligent Interviewing, que atuou diretamente no problema identificado. Os resultados foram expressivos: 28% de redução no absenteísmo, 29% de redução no turnover e 5% de incremento na qualidade do atendimento.

A companhia foi destacada no Engage por sua capacidade de utilizar soluções de IA da Verint para melhorar não apenas a experiência do cliente, mas dar um passo atrás, no recrutamento dos agentes, colocando o colaborador certo na operação certa.

Ao invés de olhar para a IA e tentar adotá-la em toda a empresa, pé preciso identificar pontos nos quais é possível otimizar resultados com velocidade, ganho de escala e maior capacidade de gerar resultados.

IA para o enquadramento de problemas específicos

Fica evidente que a Inteligência Artificial pode oferecer melhorias significativas quando alinhada a um objetivo claro e pontual. A ascensão rápida dessa tecnologia está ocupando um espaço maior dentro das empresas e tendo valor real para os negócios em diversas frentes. Além disso, ela vem se transformando em parte fundamental do cotidiano, modificando o dia a dia e ampliando a relação com marcas, produtos e serviços.

Da perspectiva de negócios, o Engage Global Customer Awards mostra um recorte atual e muito preciso sobre uso da IA: o Business Outcomes. A partir dessa aplicação direcionada, as empresas ganham uma janela de novas oportunidades. Isso possibilita não só resoluções ágeis e retorno de investimentos consistente, como também um novo olhar para o negócio e a relação com os clientes.

Marcelo Brandão

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