Segundo Aristóteles, o propósito é o ponto em que os talentos de uma pessoa se encontram com as necessidades do mundo. Alcione Albanesi, fundadora da ONG Amigos do Bem, organização impacta a vida de milhares de pessoas no sertão de Alagoas, é um exemplo vivo dessa filosofia e, sem dúvida, uma inspiração para todos que acreditam que a transformação social é possível. No CONAREC 2024, Alcione irá compartilhar sua inspiradora trajetória no painel “Visão, paixão e inovação: Lições de Sucesso”.
Por meio de projetos focados em educação, geração de renda, acesso à água, moradia e saúde, a ONG Amigos do Bem atende cerca de 150 mil pessoas mensalmente. Antes de fundar a organização, Alcione era uma empresária bem-sucedida ao construir uma empresa que se tornou líder no segmento de lâmpadas no Brasil. Em 2014, decidiu vender sua empresa para se dedicar integralmente ao projeto social que iniciou em 1993 no sertão nordestino.
A trajetória da Amigos do Bem é admirável e repleta de realizações. A motivação de Alcione para se envolver com esse trabalho vem de sua mãe, Guiomar de Oliveira Albanesi, que ainda ajuda crianças carentes. Desde jovem, Alcione acompanhava sua mãe em visitas a creches e, em uma dessas reuniões, ouviu de uma mãe que a miséria no sertão era extrema, e as pessoas não tinham para quem pedir ajuda. “Foi assim que, em 1993, reunimos um grupo de 20 amigos e fizemos nossa primeira viagem ao sertão de Pernambuco entre o Natal e o Ano Novo”, relata Alcione. “Levamos cerca de 1.500 cestas básicas e as distribuímos em povoados isolados, onde milhares de pessoas viviam na miséria absoluta”.
Esse trabalho inicial se estendeu por 10 anos até que Alcione conheceu dona Geralda, uma senhora que estava muito doente e com uma doença grave, que havia caminhado quilômetros em busca de um quilo de feijão para seus filhos. “Decidi naquele momento que não podíamos mais ajudar apenas com distribuições emergenciais; era preciso mudar aquele cenário de abandono e extrema pobreza”, explica. Em 2002, iniciou-se um trabalho de transformação de vidas.
Hoje, a Amigos do Bem atende mais de 150 mil pessoas mensalmente com projetos contínuos de educação, trabalho e renda, além de acesso à água, moradia e saúde. Ao longo de 30 anos, a ONG alcançou muitas vitórias importantes, como a compra das terras da primeira Cidade do Bem, onde a realidade de centenas de famílias foi mudada ao deixar as casas de barro para habitações de alvenaria, com chuveiro, cama e fogão.
Outra conquista marcante foi a construção do primeiro Centro de Transformação e das escolas, sendo que uma das instituições apoiadas pela ONG alcançou as melhores notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do país. “São milhares de vidas que comemoram uma existência com menos sofrimento e com oportunidades”, afirma Alcione. Mais de 10 mil crianças e jovens agora sonham com um futuro diferente. “Um resultado que só é possível graças ao apoio de muitos amigos”, completa.
Segundo Alcione, um dos grandes desafios é conseguir recursos para manter um trabalho como esse. Desde logística que atende regiões isoladas, onde a miséria é gritante e emergencial. “Eles precisam de tudo, pois a pobreza no sertão é secular”, pontua. Atualmente, a ONG atende 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento da ONU e conta com 11 mil voluntários que se dividem em 140 grupos diferentes de trabalho e juntos somam 70 mil ações voluntárias.
Ao longo dos anos, diversas empresas se juntaram ao projeto, como Google, Carrefour, Volvo, Gol, P&G, entre outras. Elas têm colaborado diretamente na missão de transformar vidas, e a ONG Amigos do Bem tem sido o “S” do ESG para muitas dessas companhias, contribuindo de forma prática para alcançarem suas metas de sustentabilidade.
Para Alcione, “o mundo não precisa de missionários, mas de pessoas comuns que queiram fazer o Bem”. Seu projeto é a prova de que a miséria tem solução e o bem se multiplica. Hoje, a ONG conta com uma equipe de voluntários locais nos povoados atendidos, pessoas que um dia foram ajudadas e que agora desejam ajudar. “É uma grande corrente do Bem, um grande movimento de amor. Acredito em um Brasil melhor, um país onde cada um pode ser protagonista para um futuro sem tantas desigualdades”.
Alcione Albanesi estará no CONAREC, o maior evento de CX do mundo! Por lá, os participantes terão acesso a profissionais, lideranças, especialistas e CEOs que estarão nos dias 10 e 11 de setembro, em São Paulo, para compartilhar conhecimentos, desafios e soluções para impulsionar o mercado de experiência do consumidor brasileiro.
Com a chegada da Inteligência Artificial generativa, que está revolucionando todos os setores, o desafio se torna ainda maior. Venha para uma imersão de conteúdo e ajude a construir o CX do futuro.
O CONAREC 2024 será realizado nos dias 10 e 11 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Confira as novidades e participantes confirmados no site: CONAREC 2024.
Grupo HEINEKEN anuncia Raquel Zagui, atual VP de Pessoas no Brasil, como head Global de…
A proteção dos dados é crucial não só para empresas, mas também os consumidores, vez…
Youtube fortalece sua presença no esporte ao transmitir 38 jogos do Brasileirão Série A e…
Para o professor Nelson Brazys, a excelência no atendimento ao cliente é mais do que…
Dar a uma criança um brinquedo com selo do Inmetro é o mesmo que oferecer…
Estudo do MIT com a Amazon revela que após utilizarem uma nova tecnologia, trabalhadores veem…
Esse website utiliza cookies.
Mais informação