Experiência

Grupo Fleury aposta em wearables para acompanhar a saúde do paciente

André Cassias, gerente médico de Atenção Primária à Saúde e Cuidados Integrados da Saúde Digital do Grupo Fleury.

Nos últimos 15 anos, o Grupo Fleury tem expandido suas áreas de atuação, sempre com foco em inovações que aprimorem o atendimento médico e a experiência do paciente. Com exclusividade para a Consumidor Moderno, o Grupo anunciou a ampliação do portfólio de marcas que integram o Apple Health, sistema da empresa dona do iPhone, Macbook e Apple Watch que conecta diversos aplicativos e dispositivos para coletar dados de saúde dos pacientes, como a frequência cardíaca, e integrá-los ao sistema de monitoramento.

André Cassias, gerente médico de Atenção Primária à Saúde e Cuidados Integrados da Saúde Digital do Grupo Fleury, explica a importância desses dados na prática clínica. “No Grupo Fleury, usamos esses dados para identificar quem está em risco e oferecer o tratamento adequado. Se uma pessoa não está controlando bem seu diabetes, por exemplo, podemos alertá-la e guiá-la para o acompanhamento correto”. Além disso, o uso de dados coletados por wearables – ou “vestíveis” – ajuda a monitorar mudanças no estilo de vida e a promover hábitos mais saudáveis ​​entre os pacientes.

O sistema permite a coleta de dados de aplicativos e dispositivos da Apple, como frequência cardíaca, nível de atividade física e padrões de sono, e os integra ao histórico de exames do paciente, oferecendo aos médicos, com a autorização dos pacientes, acesso complementar à medicina diagnóstica. Esses dados são processados ​​e transformados em informações para os médicos, permitindo uma avaliação mais abrangente do estado de saúde dos pacientes.

Desafios de dados

Como toda inovação, há desafios. Para André, tratando-se de tecnologias, um dos principais desafios é o volume de dados gerados, que pode ser imenso. “É necessário filtrar essas informações para identificar o que realmente é importante para a saúde do paciente”, comenta. Além disso, a capacitação dos profissionais de saúde é fundamental para que eles se adaptem ao uso dessas novas ferramentas tecnológicas.

Outro ponto fundamental no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o Fleury está na segurança e na privacidade dos dados dos pacientes. “No Fleury, garantimos que a autorização para o uso dos dados seja clara e explícita, sem letras pequenas ou termos confundidos”, diz. “Queremos que os pacientes entendam como seus dados serão usados ​​e quem terá acesso a eles, além de garantir que essas informações sejam tratadas com o máximo de cuidado e proteção”, completa.

Colaboração com Apple Health

A colaboração com a Apple Health começou em São Paulo, mas faz parte de uma visão mais ampla do Fleury para expandir o acesso às soluções digitais em outras regiões. Essa tecnologia, que inicialmente foi voltada apenas para os clientes do Fleury Medicina e Saúde, foi desenvolvida em parceria com o Laboratório de Engenharia de Software (LES) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), por meio da Apple Developer Academy.

A expectativa é que essa integração entre saúde digital e tecnologia continue a se expandir, com mais dispositivos e plataformas conectadas aos prontuários médicos. “No futuro [da tecnologia], esperamos incorporar ainda mais dados, como questionários ou dispositivos que acompanhem a adesão ao uso de medicamentos, ou até mesmo sensores que consigam detectar padrões comportamentais e avaliar o estado emocional da pessoa”.

Segundo Amy Webb, futurista e fundadora do Future Today Institute, os chamados connectables – similar à ideia dos wearables – serão uma das tendências de tecnologia e Inteligência Artificial (IA) para os próximos anos. A rede de dispositivos interconectados são capazes de se comunicar e trocar dados para abastecer o desenvolvimento de IA.

Bianca Alvarenga

Postagens recentes

Qual é o papel do Power Point hoje em dia?

Especialista afirma que o PowerPoint continua sendo uma ferramenta poderosa para apresentações, mas precisa ser…

2 horas atrás

O que esperar das compras online no Brasil em 2025?

Impulsionado pela tecnologia, e-commerce brasileiro vive fase marcada pela tecnologia e pela busca por segurança…

2 horas atrás

Digitalização traz novos desafios para o consumo de serviços financeiros

No que tange aos bancos, é fundamental que as regulações evoluam para proteger os consumidores…

2 horas atrás

10 insights de IA e CX do CONAREC 2024 (e o que está por vir em 2025)

Do impacto das novas tecnologias, passando pela hiperpersonalização e humanização, até inovações em CX e…

1 dia atrás

“Não há marketing estratégico sem considerar as novas tecnologias”

Nathália Garcia, diretora de Marketing e CRM do Bradesco, aborda o potencial da inteligência artificial…

1 dia atrás

20º Semarc: o consumidor bancário está preparado para o avanço da IA?

No setor bancário, por causa da digitalização, consumidores estão mais suscetíveis a fraudes e ao…

1 dia atrás

Esse website utiliza cookies.

Mais informação