Os grandes festivais e shows realizados no Brasil não apenas atraem multidões apaixonadas por música e entretenimento, mas também movimentam significativamente a economia. Um dos setores mais impactados por esses eventos é o de transações financeiras, em especial o uso de cartões de crédito e débito. Desde a compra de ingressos até o consumo dentro dos espaços, como alimentação, transporte e produtos, os cartões se tornaram indispensáveis para os consumidores. Esse cenário reflete a transformação digital do mercado, que vê nesses eventos uma oportunidade de contribuir com o uso de pagamentos eletrônicos e criar experiências mais ágeis e seguras.
“Do ponto de vista da cidade, e de quem está ofertando o show ou os festivais, isso é muito interessante para o comércio”, pontua Valter Lacerda, diretor da Visa Consulting & Analytics. “Traz pessoas de outras regiões, outras localidades, para poder estar dentro de uma outra cidade. Isso resulta em movimento monetário, melhora o consumo e o acesso a serviços, e fomenta economia local”.
Nesse cenário, um recente estudo da Visa Consulting & Analytics (VCA) registrou um crescimento médio de 15% nas transações com credenciais de pagamento Visa em quatro megashows e turnês que passaram pelo Brasil em relação à média normal de um final de semana em 2023.
O levantamento foi baseado nas transações realizadas com credenciais de pagamento Visa durante os finais de semana dos principais eventos musicais entre 2023 e 2024, como o Lollapalooza 2023, a primeira edição do The Town, a The Eras Tour, a cantora Taylor Swift, com shows no Rio de Janeiro e São Paulo, e The Celebration Tour, de Madonna. Os resultados foram comparados à média das transações de todos os fins de semana de 2023.
Entre os principais achados, o time da VCA destacou que os festivais têm atraído um número crescente de turistas internacionais para as cidades-sede. Na passagem da turnê de Taylor Swift no Rio de Janeiro, por exemplo, o aumento nas transações transfronteiriças foi de quase 40%.
Outro ponto apresentado foi o incentivo à adoção de tecnologias de pagamento, como o uso do pagamento por aproximação. Durante o final de semana da Celebration Tour, de Madonna, no Rio de Janeiro, houve um crescimento de 50% nos pagamentos por aproximação feitos por estrangeiros, e mais de 30% por brasileiros, em comparação com a média de 2023.
Embora setores como alimentação e transporte sejam os mais impactados, o estudo também mostrou uma diversificação crescente das transações para outros segmentos. “Grandes eventos como os shows internacionais são uma oportunidade para as cidades sede se beneficiarem do aumento do consumo e do fluxo de turistas, que buscam viver experiências únicas e inesquecíveis”, afirma Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics. “A Visa acompanha esse movimento e oferece soluções de pagamento que facilitam e agilizam as compras, tanto nos locais dos eventos quanto nos estabelecimentos comerciais da cidade. Com isso, contribuímos para o desenvolvimento econômico e social das regiões que recebem esses eventos”.
Confira algumas dos principais achados do levantamento de acordo com os principais eventos musicais:
Durante a edição de 2023 do Lollapalooza, realizado em São Paulo, houve um aumento de 30% nas transações com credenciais de pagamento emitidas no exterior, em comparação com a média de 2023. Os principais países de origem dos turistas foram Estados Unidos, França, Reino Unido, Argentina, Portugal e Alemanha. Além disso, as transações presenciais cresceram 25%, enquanto os pagamentos por aproximação subiram 10% em relação à média dos finais de semana daquele ano.
Na primeira edição do festival The Town, também realizado em São Paulo em setembro de 2023, o volume de transações teve um incremento de 10% em comparação à média dos finais de semana de 2023. Entre os setores mais movimentados, destaca-se o fast food, com um aumento de quase 30%, e entretenimento, que registrou crescimento de 20%.
Consagrada como a turnê mais lucrativa da história, de acordo com o Guinness World Records, a The Eras Tour de Taylor Swift gerou um impacto significativo na economia local. No Rio de Janeiro, as transações realizadas por brasileiros aumentaram 25%, enquanto as transações com cartões emitidos no exterior cresceram 40%, em comparação ao mesmo período de 2022. Os turistas que mais movimentaram a economia vieram dos Estados Unidos, Argentina, Chile, França e Peru. O pagamento por proposta foi amplamente utilizado pelos estrangeiros, com um aumento de 60% no final de semana da turnê.
Em São Paulo, o consumo dos fãs com credenciais de pagamento Visa emitidas no Brasil também registrou forte crescimento, com destaque para o aumento de 25% nas transações durante o evento. O setor de restaurantes apresentou um salto expressivo de 200% nas transações, e as refeições em geral cresceram 30%.
O encerramento da The Celebration Tour, de Madonna, em Copacabana, atraiu visitantes de diversas partes do mundo, resultando em um aumento de 100% nas transações presenciais com credenciais Visa emitidas no exterior, e um crescimento de 15% nas transações totais em comparação ao mesmo período do ano anterior. O pagamento por aproximação também se destacou: cresceu 30% entre os estrangeiros e 50% entre brasileiros. Setores como restaurantes, transporte e fast food tiveram uma alta de 80% durante o evento.
Para garantir a segurança em suas transações, especialmente em grandes eventos ou festivais, onde o risco de fraude aumenta consideravelmente, a estratégia da VCA envolve o monitoramento contínuo e detalhado das transações durante grandes eventos, como shows e até mesmo as Olimpíadas, na qual a Visa é uma das patrocinadoras. “Observamos uma série de eventos, estudamos as transações que acontecem nesses períodos, e analisamos tanto do ponto de vista geral, quanto de cada evento individualmente, buscando padrões e comportamentos que possam indicar qualquer tipo de anomalia”, detalha Valter.
Além disso, há um processo rígido de entrada e operação dentro da rede da empresa nesse período de festivais. “Todo mundo que entra em nosso ambiente passa por um processo bem rigoroso. Temos uma camada de criptografia e modelos de identificação de fraudes que ajudam a monitorar as transações e evitar atividades suspeitas”, frisa.
Durante eventos de grande porte, os esforços contam com uma força-tarefa de segurança, afirma o executivo. “Nós montamos um comitê de risco que monitora as transações em tempo real. São mais de mil pessoas ao redor do mundo atentas a esses grandes eventos, buscando identificar qualquer atividade fora do padrão”, afirma. “Sabemos que esses eventos atraem turistas e são um playground para fraudadores, então nossa preocupação é não apenas coibir essas fraudes, mas também garantir que o cliente tenha uma experiência de pagamento impecável”.
Valter ressalta que, além da criptografia, a VCA utiliza modelos de aprendizado de Machine Learning (ML) para entender padrões comportamentais e, em alguns casos, até biometria para garantir a legitimidade das transações. “Nosso objetivo é garantir que quem não é fraudador tenha uma experiência incrível e segura. Temos diversas ferramentas que nos ajudam a identificar possíveis fraudes, sempre mantendo o foco na experiência do cliente”.
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