/
/
É preciso ressignificar o luxo?

É preciso ressignificar o luxo?

O mercado de luxo vive um momento peculiar, onde legado, ousadia e criatividade são testados diante da necessidade de ressignificado para uma nova geração de consumidores

O consumidor de luxo sempre valorizou a exclusividade e a personalização, buscando artigos que atendam não apenas suas preferências, mas que tragam alguma diferenciação, status e, claro, uma experiência única.

Contudo, o luxo hoje passa por um movimento que coloca em perspectiva legado versus significado, criando a necessidade das marcas se adaptarem perante desafios econômicos e comportamentais.

O exemplo mais emblemático talvez seja o recente rebranding da marca de automóveis de luxo Jaguar. Enquanto alguns especialistas da indústria apreciam a ousadia da nova identidade, outros a criticam como confusa e carente de clareza sobre as ofertas principais da Jaguar.

Essa mudança tem um propósito. Segundo a Jaguar, esse novo posicionamento é um esforço significativo para se reposicionar como uma marca de luxo de alto nível, destacando seu compromisso com a inovação e a modernidade no mercado de veículos elétricos (EV). A empresa planeja lançar três novos modelos elétricos até 2026. A campanha “Copy Nothing”, foi lançada como parte desse rebranding (video). O mote da campanha remete à filosofia do fundador da Jaguar, Sir William Lyons, que enfatizava a originalidade e a autenticidade – retratada para os dias atuais.

É preciso ressignificar o luxo para a nova geração?

Dados da Bain & Company apontam que a Geração Z pode atingir até 30% das vendas do mercado de luxo até 2030, enquanto os Millennials atingirão 50%. Essa perspectiva, em face ao novo comportamento da nova geração de consumidores, mais atenta a questões como sustentabilidade e diversidade, caminha ao lado de desafios socioeconômicos e industriais e levanta uma questão: é preciso ressignificar o luxo para a nova geração?

Tamara Lorenzoni, especialista no mercado de luxo.

Segundo Tamara Lorenzoni, especialista no mercado de luxo, Mestre em Gestão de Marcas de Luxo pela Domus Academy Milano e Bacharel e Mestre em Relações Internacionais, o avanço da experiência de luxo está sim diretamente conectado às expectativas da nova geração de consumidores, como Geração Z e Millennials.

Para ela, a experiência de luxo para a nova geração gira em torno da personalização e da conexão emocional, elementos que transcendem a simples posse de produtos. “Esses grupos demandam experiências que vão muito além do produto físico, buscando conexão emocional, valores e autenticidade”.

Além disso, Tamara aponta que o impacto emocional duradouro é um diferencial. Experiências imersivas, como viagens únicas e eventos sensoriais, criam momentos que reforçam o vínculo com a marca. “Esse luxo experiencial redefine o setor, colocando a vivência no centro das estratégias para atender um público exigente e sofisticado”.

As novas gerações de consumidores de luxo, especialmente os “late Millennials” e a Geração Z, realmente esperam práticas éticas e sustentáveis das marcas de luxo agora, como apontado pela Deloitte, que aponta que mais de 60% desses jovens priorizam marcas com compromisso ambiental. Outro aspecto da experiência de luxo para esse público está relacionado com a digitalização e ominicanalidade. A retomada do metaverso para compras e realidade aumentada em desfiles, exemplificados pela Gucci com suas coleções digitais exclusivas, validam essa preferência.

Futuro: autenticidade e “novas bandeiras”

O mercado de luxo vive um momento peculiar e certamente continuará evoluindo para encantar e atender às expectativas de um público exigente e que busca status. Por outro lado, a busca por um significado maior, combinado à inovação, tem sido preferência para a nova parcela de consumidores. Mas será preciso então levantar “novas bandeiras” para que o luxo siga relevante?

Para Tamara, o novo luxo está se alinhando cada vez mais a valores, como sustentabilidade, inovação e identificação. Porém, o luxo sempre estará relacionado à autenticidade. “É um dos pilares fundamentais do luxo. Marcas que perdem o vínculo com suas origens arriscam diluir sua percepção de exclusividade”, diz.

Tamara destaca que a nova geração exige que as marcas adotem uma postura ativa em questões como impacto ambiental, pluralidade e responsabilidade social. “Essa abordagem no luxo requer uma compreensão profunda de sua herança e essência, enquanto incorporam as tendências, sem comprometer sua identidade”, reforça a especialista.

José Ernesto Marino Neto, sócio do Kempinski Laje de Pedra.

Segundo José Ernesto Marino Neto, sócio do Kempinski Laje de Pedra, empreendimento de alto luxo, localizado em Canela, cidade na Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul, o luxo, assim como todo produto, deve atender a mudança comportamental. “Estamos na era da exclusividade inclusiva”, ele diz.

José entende que todos desejam serviços personalizados e experiências fora do comum. Por isso, uma marca atenta deve ampliar o leque de possibilidades. “A economia compartilhada, por exemplo, permite a exclusividade inclusiva. No Kempinski Laje de Pedra, por uma fração do preço do imóvel você pode ter a integralidade da experiência do luxo”, revela o executivo.

Nessa jornada onde o conceito de luxo e diversas outras questões convergem para um novo reposicionamento de marcas – como a própria Jaguar –, uma coisa é certa: o luxo do futuro poderá nos revelar conexões emocionais e significativas ainda mais profundas. Marcas ousadas e arrojadas já estão buscando esse alinhamento com seus consumidores. Afinal, o luxo precisa ser desejado e comercializado -–mesmo inalcançável para alguns.

Criar e recriar produtos e experiências que evocam status, exclusividade e pertencimento está relacionado a habilidade de se reinventar diante das mudanças do mundo. Permanecer na memória emotiva das pessoas, isso é uma outra discussão.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]