O impacto da Inteligência Artificial (IA) generativa no mercado de trabalho é um tema que desperta tanto curiosidade quanto preocupação. A ansiedade pela substituição de empregos humanos pela automação ainda ronda muitos profissionais, mas dados mostram que a IA tem aberto portas para funções inéditas. Segundo pesquisa recente do LinkedIn, 10% dos trabalhadores contratados em 2024 ao redor do mundo ocupam cargos que nem sequer existiam em 2000, como cientista de dados, gerente de sustentabilidade e engenheiro de Inteligência Artificial.
Essas mudanças que já vinham acontecendo e se aceleraram com a pandemia, o avanço de novas tecnologias e o foco crescente em sustentabilidade. O estudo revela que 87% dos líderes empresariais brasileiros reconhecem que o ritmo das mudanças no ambiente de trabalho está se intensificando. No Brasil, 75% dos líderes acreditam que as competências necessárias para os cargos atuais mudarão até 2030, um percentual acima da média global de 70%.
Para Ana Claudia Plihal, head de Soluções de Talentos do LinkedIn no Brasil, a Inteligência Artificial tem potencial para transformar processos e aumentar a eficiência, mas muitas empresas ainda enfrentam desafios para implementá-la de forma efetiva. “Nesse contexto de rápidas mudanças, os líderes naturalmente recorrem às suas equipes de RH para guiá-los por essa jornada e explorar ao máximo as novas oportunidades. No entanto, esses profissionais muitas vezes enfrentam uma sobrecarga significativa de trabalho”.
Com IA em foco, 62% dos líderes brasileiros priorizarão a adoção de novas tecnologias até 2025, enquanto 49% estão investindo na qualificação e requalificação de seus colaboradores, e 32% buscam facilitar a colaboração entre diferentes gerações nas equipes. Embora 92% reconheçam os benefícios potenciais da IA generativa, apenas 9% dizem que suas empresas estão liderando essa transformação, o que aponta para uma grande oportunidade.
Diante dessas mudanças, as equipes de Recursos Humanos se tornam ainda mais essenciais. Mais da metade (66%) dos profissionais de RH no Brasil relatam que as expectativas em torno do seu trabalho nunca foram tão altas, enquanto 40% se sentem sobrecarregados com a quantidade de decisões que precisam tomar diariamente.
Para apoiar essa transformação, o LinkedIn lançou o Recruiter 2024, a primeira experiência de recrutamento com IA generativa, que já demonstrou resultados expressivos, como uma taxa de aceitação de mensagens 44% maior. Entre as novidades, estão:
*Foto gerada por DALL·E.
O KMV está com o PIX desabilitado há dias, o que pode impactar as transações…
Empreendedora e influenciadora relata seus desafios pessoais e profissionais na criação de negócio referência para…
O estudo ‘O Fim das Gerações’ propõe um novo olhar sobre o consumo, foco em…
A preocupação do brasileiro com a saúde bucal tem crescido, e isso é refletido na…
Além do reconhecimento das empresas vencedoras, o evento contou com uma análise aprofundada de como…
Um cliente oculto atento atua como a "voz silenciosa" que defende o consumidor em um…
Esse website utiliza cookies.
Mais informação