Comportamento

76% dos brasileiros interagem com marcas via WhatsApp, diz pesquisa

Onipresente nos celulares brasileiros, o WhatsApp vai muito além de permitir a conversa entre amigos. De acordo com a pesquisa Mensageria no Brasil – Fevereiro 2020, publicada pela Panorama Mobile Time/ Opinion Box, pelo menos 76% dos brasileiros já usaram o WhatsApp para interagir com marcas.

Embora o WhatsApp tenha lançado sua versão para empresas, o WhatsApp Business, apenas em 2018, o uso comercial da plataforma começou bem antes disso. Empresas usam o aplicativo para tirar dúvidas de clientes, marcar reuniões, estreitar relacionamentos, agendar consultas e até vender produtos e serviços.

De acordo com a pesquisa, das pessoas que já interagiram com marcas pelo WhatsApp, 77% o fazem para tirar dúvidas/pedir informações, 65% usam o app para receber suporte técnico, 61% para receber promoções e 54% para comprar produtos e serviços.

Apenas 5% das pessoas pesquisadas afirmaram que não acham adequado se comunicar com marcas ou empresas por meio do aplicativo.

WhatsApp domina os smartphones

Dados da pesquisa mostram que o WhatsApp é dominante na categoria de mensageiros instantâneos nos celulares brasileiros. De cada 100 smartphones, 99 têm o aplicativo instalado. Em seguida vem o Facebook Messenger, com 78% de penetração, seguido pelo  Instagram (76%) e do Telegram (27%). Por ter funcionalidade de mensagem direta, os pesquisadores consideraram o Instagram também como um mensageiros instantâneo.

Além de estar instalado em praticamente todos os smartphones brasileiros, a pesquisa também indica que o WhatsApp é o mensageiro instantâneo usado com mais frequência. 93% dos entrevistados dizem abrir o app todos os dias. O Instagram é acessado diariamente por 64% dos entrevistados, o Facebook Messenger por 37% e o Telegram por 29%.

Tudo para se tornar um “superapp”

Com tantos usuários no Brasil e no mundo usando o aplicativo várias vezes ao dia, o WhatsApp tem todas as características para se tornar um “superapp“, ou seja, um aplicativo único que resolve a maioria das necessidades do usuário: mensagens instantâneas, videoconferência, compartilhamento de fotos e stories, compras online, pagamentos, GPS, entre outras funcionalidades.

Por enquanto, o WhatsApp tem poucas funcionalidades para ser considerado um “superapp”, mas sua popularidade entre todas as faixas etárias e classes sociais do mercado brasileiro o posiciona para este salto no futuro.

Neste ano, por exemplo, mais mercados devem receber o lançamento do WhatsApp Pay, uma meio de pagamentos integrado ao aplicativo. Um sistema de pagamentos integrado deve abrir portas para uma gama maior de serviços e comércio no aplicativo.

Segundo a pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box, 61% dos usuários do WhatsApp gostariam de utilizar o app como carteira virtual para realizar pagamentos e transferência de dinheiro entre contatos.

A pesquisa entrevistou 2.072 brasileiros com mais de 16 anos que acessam a internet e possuem celular. A margem de erro dos dados é de 2,2 pontos percentuais.


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Leandro Meireles

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